O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) está mais confiante de que a inflação do país irá acelerar para mais de 1% em cerca de um ano, à medida que a economia doméstica for beneficiada pelo fortalecimento dos EUA e pela desvalorização do iene, segundo pessoas próximas ao banco central japonês.

Os últimos dados oficiais revelaram que os preços ao consumidor no Japão começam a dar os primeiros sinais de recuperação. Além disso, os resultados das empresas melhoraram nos últimos meses, uma vez que o iene vem perdendo terreno para o dólar em meio a expectativas de que o presidente dos EUA, Donald Trump, adote possíveis medidas de estímulo fiscal.

Essas ocorrências têm dado ânimo a dirigentes do BoJ, que até o fim do ano passado demonstravam preocupação com indicadores fracos de inflação e de crescimento, disse uma das fontes.

“Claramente, a confiança na perspectiva econômica do Japão está ganhando força” dentro do BoJ, avaliou a fonte.

O núcleo do índice de preços ao consumidor japonês teve alta de 0,1% em janeiro ante igual mês do ano passado, garantindo seu primeiro aumento em 13 meses.

Diante disso, autoridades do BoJ e estatísticos sentem-se mais confortáveis para prever que essa medida de preços superará a marca de 1% no ano fiscal que se encerra em março de 2018, afirmaram as fontes. Fonte: Dow Jones Newswires.