Existe uma probabilidade alta de que você esteja entre os mais de 220 milhões de brasileiros que tiveram os dados vazados criminosamente na internet nas últimas semanas. E exatamente por isso que é preciso estar atento a aberturas de contas bancárias em seu nome, solicitação de empréstimos ou dívidas que foram feitas por hackers e criminosos se passando por você.

Pensando em facilitar o seu caminho, o Banco Central criou uma ferramenta que pode ajudar no monitoramento dos seus dados financeiros. O “Registrato” mostra todas as contas bancárias que estão em seu nome, as dívidas de cartão de crédito que você possui, ou empréstimos que estão abertos nos bancos, além das chaves Pix que foram cadastradas por você e suas operações de câmbio.

+ Novo megavazamento de dados é ‘teste de fogo’ para LGPD, dizem especialistas
+ Novo vazamento de dados expõe 100 milhões de celulares, incluindo o de Bolsonaro
+ Embraer entrega 71 jatos no 4º tri e fecha ano com carteira firme de US$ 14,4 bi

Para se cadastrar é bem simples. Basta acessar a página oficial do Registrato e seguir o passo-a-passo para o primeiro acesso de pessoa física ou pessoa jurídica. Você pode escolher o credenciamento pelo celular, internet banking, certificado digital, pessoalmente no BC em Brasília ou por correspondência.

Além de poder ter mais controle com o seu nome e contas bancárias, você também pode usar o Registrato como um certificado de bom pagador.

Caso você identifique algo suspeito, uma conta que não é sua, mas está em seu nome, ou uma dívida que não foi feita por você, entre em contato com a instituição responsável e legalize isso o quanto antes.