Finanças

BC aprova emissão de R$ 17,5 bilhões em títulos para ajudar bancos

Crédito: Agência Brasil

BC: recursos financeiros serão disponibilizados às instituições nesta quarta-feira (13) (Crédito: Agência Brasil)

Pressionadas pela maior demanda por crédito, 27 instituições financeiras receberão R$ 17,5 bilhões do Banco Central (BC). O montante vem da primeira emissão da Letra Financeira Garantida que financia a Linha Temporária Especial de Liquidez para os bancos.

Justiça determina que bancos esclareçam propaganda enganosa

Site do BC mantém lista atualizada com juros dos bancos para consulta imediata

Os recursos financeiros serão disponibilizados às instituições nesta quarta-feira (13). Regulamentada no início de abril, num pacote do BC para ajudar o sistema financeiro durante a crise econômica provocada pelo novo coronavírus, a Linha Temporária Especial de Liquidez permite que os bancos atendam ao aumento da demanda por crédito por pessoas físicas e empresas durante a pandemia.

Segundo o BC, a linha emergencial atende a instituições financeiras de diversos portes, fornecendo liquidez (necessidade imediata de dinheiro) para diversos mercados e produtos financeiros. No fim de cada mês, o BC avaliará a necessidade de uma nova emissão, repetindo o procedimento até o fim do ano. De forma agregada, as emissões de Letras Financeiras Garantidas, que servem de lastro para os empréstimos, poderão chegar a 100% do patrimônio de referência das instituições.

Em nota, o BC informou que esse mecanismo é inédito no sistema financeiro brasileiro. Segundo o órgão, linha emergencial de crédito servirá de aprendizado para o desenvolvimento de futuras linhas permanentes de liquidez, dentro da agência de modernização do Banco Central.

Veja também

+ Funcionário do Burger King é morto por causa de demora em pedido

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Bolsonaro veta indenização a profissionais de saúde incapacitados pela covid-19

+ Nascidos em maio recebem a 4ª parcela do auxílio na quarta-feira (05)

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?