Agronegócio

Bayer anuncia acordo de US$ 10 bilhões para encerrar ações envolvendo herbicida

Bayer anuncia acordo de US$ 10 bilhões para encerrar ações envolvendo herbicida

(Arquivo) Milhares de demandantes nos Estados Unidos tiveram câncer e atribuem a doença ao herbicida Roundup - AFP/Arquivos

A gigante alemã do setor de química Bayer anunciou nesta quarta-feira um acordo de mais de 10 bilhões de dólares para indenizar dezenas de milhares de demandantes nos Estados Unidos que tiveram câncer e atribuem a doença ao herbicida Roundup.

“O acordo permitirá encerrar cerca de 75% dos atuais casos de litígio relacionados ao Roundup, que envolvem cerca de 125 mil reivindicações”, diz um comunicado da empresa alemã.

Bayer interrompe investimento em nova fábrica de herbicidas

Fertilizantes são reprovados quase 23% dos produtos analisados pela Aprosoja

“Permitirá encerrar um longo período de incertezas”, comemorou Werner Baumann, diretor-geral da Bayer, citado no texto. “Resolve as reclamações atuais e cria um mecanismo claro para gerir o risco de futuros litígios. É financeiramente razoável em relação aos riscos financeiros importantes que uma disputa de vários anos implicaria”, sem falar nos danos à sua “reputação”, assinalou.

A Bayer pagará entre 8,8 bilhões e 9,6 bilhões de dólares para resolver o litígio e 1,25 bilhão para sanar futuros litígios”, diz o comunicado. O grupo alemão perdeu os três primeiros julgamentos relacionados ao principal componente do Roundup, o glifosato, nos Estados Unidos, processos que não estão incluídos no acordo anunciado hoje e que a Bayer afirma que continuará contestando mediante apelações.

Em 2019, a Bayer comprou a rival Monsanto por 63 bilhões de dólares. Desde então, herdou todos os processos contra a mesma. A Bayer nega que o glifosato cause danos à saúde e afirma que isto não foi provado em nenhum tribunal desde que o produto começou a ser comercializado, nos anos 1970.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?