A proibição de carros a gasolina e diesel até 2030 poderia criar mais de 30 mil empregos e fornecer um impulso de 4,2 bilhões de libras (cerca de R$ 29 bilhões no câmbio de hoje, 09) para a economia. As informações foram divulgadas em um relatório do Greenpeace no Reino Unido.

Os carros a gasolina, diesel ou híbridos serão proibidos no Reino Unidos a partir de 2035, segundo os planos do governo anunciados em fevereiro para ajudar a região a atingir sua meta de emissões de carbono zero até 2050. A pesquisa revelou que antecipar a proibição em cinco anos poderia criar 32 mil novos empregos até 2030 e aumentar o PIB em 0,2%.

+ Reino Unido investiga polêmicas práticas da polícia infiltrada
+ UE e Reino Unido mantêm sérias divergências para um acordo pós-Brexit

O diretor de políticas do Greenpeace no Reino Unido, Doug Parr, disse ao Independent que esse é o momento de pensar em políticas governamentais ousadas que criem novos empregos e crescimento econômico enquanto impulsionam o Reino Unido em ações climáticas.

A pesquisa foi lançada próxima da possibilidade de o primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, antecipar a proibição das vendas de carros a gasolina e diesel. Ele está considerando adiantar o projeto como parte de um grande discurso sobre mudança climática neste mês.