Economia

Bancos mundiais planejam criar sistema único de criptomoedas até 2020

A ideia é criar um sistema unificado entre os grandes bancos para que as criptomoedas transacionadas tenham lastro nos estoques dos bancos centrais

Bancos mundiais planejam criar sistema único de criptomoedas até 2020

Em 2015, uma pesquisa liderada pelo banco UBS se debruçou sobre o conceito da “Utility settlement coin” (USC), um projeto que visa criar um ambiente em comum para que grandes bancos do planeta consigam fazer transações de criptomoedas de maneira rápida e segura. Quatro anos após a ideia ter sido plantada, a iniciativa avança e já tem data prévia para começar a funcionar: 2020.

Segundo o Financial Times, o USC terá inicialmente 14 donos e membros, e as transações serão feitas em dólar americano, yen, euro e libra. Para garantir a estabilidade de câmbio, o plano é que cada moeda digital que tenha uma moeda física guardada no banco central dos países como lastro. As instituições financeiras envolvidas no projeto são: Santander, BNY Mellon, Barclays, CIBC, Commerzbank, Credit Suisse, ING, KBC Group, Lloyds Banking Group, MUFG Bank, Nasdaq, Sumitomo Mitsui Banking Corporation, State Street Corporation e UBS

A ideia é que o novo sistema acabe com a necessidade de papelada e longos processos, porém, ela enfrenta obstáculos regulatórios que vão desde a análise dos riscos até questões de privacidade. No entanto, os bancos dizem que no início o USC será usado apenas em alguns nichos, como para a criação de uma infraestrutura de mercado que garanta que as criptomoedas atinjam as margens necessárias nas transações de derivativos. A intenção é de que no futuro os processos se tornem instantâneos no sistema.

Enquanto o sistema não avança, outros bancos e empresas trabalham em iniciativas próprias. O banco americano JP Morgan já anunciou a criação de uma criptomoeda própria, o JPM Coin, que será usado apenas em transações internas. Já o Facebook também trabalha com moedas digitais e pretende lançar a sua própria, a Libra, em 2020.