Segundo dados publicados pela empresa de análise do setor Coalition nesta quinta-feira (5), grandes bancos de investimento mundiais tiveram neste início de 2019 o pior começo de ano desde 2006. Nos primeiros seis meses de 2019, os bancos de investimento registraram receitas de 76,8 bilhões de dólares, queda de 11% em relação ao ano anterior e o menor desempenho para um primeiro semestre em 13 anos.

O queda foi puxada pela baixa na negociação de ações, que na comparação do mesmo período do ano anterior teve queda de US$ 22,1 bilhões, ou 17%. A rentabilidade dos bancos também sofreu, com as margens operacionais deslizando 500 pontos-base para 31%, seu nível mais baixo em quatro anos.

Como consequência dos resultados ruins, bancos como Deutsche Bank, HSBC, Société Générale e Citigroup fecharam diversas vagas em seus setores de investimento. O bancos monitorados pelo levantamento da Coalition são Bank of America Merrill Lynch, Barclays, BNP Paribas, Citi, Credit Suisse, Deutsche Bank, Goldman Sachs, HSBC, JP Morgan, Morgan Stanley, Société Générale e UBS.