O Banco Pan confirmou nesta sexta-feira (15) que houve vazamento de dados após relatos de clientes nas redes sociais. A instituição disse que detectou recentemente uma “fragilidade” na plataforma de um fornecedor de tecnologia, utilizada na Central de Atendimento a clientes do segmento de cartões, o que permitiu o vazamento de informações de clientes.

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Conforme nota obtida pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a instituição confirmou o vazamento de dados. No entanto, o banco não revelou o número de usuários atingidos. No fim de dezembro, o Pan somava 17 milhões de clientes. Há uma apuração em curso junto às autoridades e aos órgãos responsáveis para mensurar o tamanho do impacto do vazamento.

Segundo o Pan, foi detectada uma fragilidade na plataforma de um fornecedor de tecnologia, utilizada na central de atendimento a clientes do segmento de cartões. “Ativamos nossos protocolos de segurança, notificamos a empresa de software para imediata correção da vulnerabilidade e contratamos consultoria especializada independente para uma análise completa”, afirmou o banco, em nota ao Broadcast.

O Pan disse ainda que, segundo a apuração em curso, já foi possível constatar que não houve comprometimento de conta-corrente, indisponibilidade de sistema ou invasão à infraestrutura do banco. Afirmou, porém, que, a partir da vulnerabilidade, foi permitida a cópia não autorizada de dados cadastrais, de limites disponíveis e saldo devedor de clientes. Não foram expostos dados completos de cartão, senhas ou qualquer dado que “incorra em risco financeiro direto” para o cliente, segundo a instituição.

“Reforçamos que a segurança das informações é nossa prioridade e todas as autoridades competentes foram notificadas”, concluiu o Pan, em nota.