O Banco do Brasil recebeu o título de empresa brasileira mais sustentável, ficando em nono lugar entre as grandes companhias globais. O ranking foi divulgado durante o encontro anual do Fórum Econômico Mundial, evento que reúne líderes mundiais e empresários em Davos, na Suíça, ao longo desta semana.

Elaborado pela empresa canadense de pesquisas Corporate Knights, o ranking Global 100 lista as 100 grandes corporações mais sustentáveis do mundo. Ao todo, 7.395 empresas com receita anual de mais de US$ 1 bilhão por ano foram avaliadas.

Das 100 empresas do ranking, 49 são da Europa, 29 dos Estados Unidos e do Canadá e 18 da Ásia. A América Latina tem apenas três companhias na lista, todos do Brasil, das quais o Banco do Brasil é a única instituição financeira.

Lançado em 2005, o Global 100 avalia as dimensões econômica, ambiental e social de grandes companhias. Baseada em dados públicos publicados pelas empresas, a pesquisa considera 21 indicadores de desempenho, entre os quais gestão financeira, de pessoal e de recursos; receita obtida de produtos e de serviços com benefícios sociais e/ou ambientais; e desempenho da cadeia de fornecedores.

O Banco do Brasil faz parte de índices de bolsas de valores que consideram empresas sustentáveis do ponto de vista ambiental e social, como o Dow Jones Sustentability Index, da Bolsa de Nova Iorque, nas categorias mercados globais e emergentes, o FTSE Good Index Series, da Bolsa de Londres, e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, antiga Bolsa de Valores de São Paulo.