Responsável pela supervisão de 55 bancos centrais do mundo e denominado de “banco central mundial”, o Banco de Compensações Internacionais (BIS) anunciou que pretende lançar uma moeda digital própria, em parceria com o Banco Nacional Suíço (SNB), até o final deste ano, segundo informações da Exame.

De acordo com Benoit Coeuré, diretor do hub de inovações do BIS, a emissão de um CBDC (Central Bank Digital Currency – moeda digital emitida por bancos centrais) de atacado abrirá o caminho para experimentos no desenvolvimento de um CBDC de varejo, que pode incluir interligações com sistemas de pagamento existentes, APIs para distribuição, trilhas de identidade digital, monitoramento de compliance, segurança cibernética e combate a fraudes.

+ PayPal lança serviço de transações com criptomoedas
+ Roberto Justus será conselheiro da WiBX, primeira criptomoeda brasileira

Coeuré disse ainda que a emissão de um CBDC poderá auxiliar os bancos centrais a ter maior controle de liquidez e confiança no valor da sua moeda.

As moedas digitais de bancos centrais têm ganhado força, principalmente depois do governo chinês iniciar os testes com o yuan digital. Entre os bancos centrais, 80% já iniciaram projetos para desenvolvimento de seus CBDCs – e o Brasil está entre eles.