Economia

Banco Central cria laboratório para testar viabilidade do Real Digital

Crédito: Agência Senado

Laboratório vai avaliar o uso e a viabilidade tecnológica do Real Digital (Crédito: Agência Senado)

O Banco Central (BC) anunciou esta semana o Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) para começar a testar o Real Digital.



O laboratório LIFT Challenge Real Digital vai avaliar o uso e a viabilidade tecnológica do Real Digital, a Central Bank Digital Currency (CBDC) que o banco está desenvolvendo.

“Esperamos que o Real Digital possa se tornar parte do cotidiano das pessoas, que seja utilizado em conjunto com as contas bancárias, contas de pagamentos, cartões e dinheiro em espécie, e que ajude a diversificar o portfólio dos meios de pagamentos disponíveis aos cidadãos”. Para que “possamos avançar no tema com segurança, é necessário promover testes”, disse o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no encerramento de uma série de webinars, nesta quarta-feira (1).

De acordo com o BC, o LIFT Challenge Real Digital será construído em um ambiente colaborativo. As propostas serão elaboradas em parceria com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) e representantes do mercado interessados no desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiem a população e o funcionamento do Sistema Financeiro.

As propostas podem ser envidas pelo site a partir de 10 de janeiro de 2022.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



“Nosso público-alvo são participantes do mercado, reunindo um público qualificado de bancos e instituições de pagamentos, fintechs e empresas de tecnologia com interesse em desenvolver um produto minimamente viável com base no Real Digital”, destacou Campos Neto.

Para o economista e professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Diego Rodrigues, a iniciativa mostra que o Brasil está acompanhando e se envolvendo com as inovações financeiras.

“Inovações são sempre bem-vindas e as moedas digitais têm se tornado populares, ocupando um espaço cada vez maior no mercado financeiro. Se bem sucedidas, os consumidores brasileiros terão mais liberdade, segurança e rapidez em suas transações financeiras”, disse o economista.

Banco Inter decide não levar adiante plano de listar ações nos EUA

O BC esclarece que terão prioridade projetos sobre as seguintes categorias de casos de uso em ambiente online:

  • Entrega contra Pagamento (DvP da expressão em inglês delivery versus payment) voltado à liquidação de transações com ativos digitais, tanto nativos do ambiente digital quanto tokenizados;
  • Pagamento contra Pagamento (PvP da expressão em inglês payment versus payment) voltado ao câmbio entre moedas;
  • Internet das coisas (IoT da expressão em inglês internet of things) voltado à liquidação algorítmica ou diretamente entre máquinas;
  • Finanças descentralizadas (DeFi da expressão em inglês decentralized finance) voltado à definição de protocolos com liquidação baseada em uma CBDC e tendo em vista requisitos de conformidade e supervisão estabelecidos em norma.

O LIFT Challenge Real Digital funcionará por meio do desenvolvimento de sete etapas:

– Definição dos temas de interesse para submissão dos projetos;

– Submissão de propostas de projetos;

– Avaliação e seleção das propostas;

– Desenvolvimento em Laboratório Virtual;

– Suporte e desenvolvimento dos protótipos funcionais;

– Apresentação e avaliação dos protótipos; e

– Apresentação de resultados.

As propostas encaminhadas serão submetidas a duas fases:

-A submissão para a primeira fase deverá ser feita com a manifestação de interesse de participação na edição e o aceito do regulamento, informação do responsável pela proposta e e-mail de contato com autorização de uso das informações prestadas na inscrição para fins de contato e desenvolvimento da comunicação ao longo do período de realização do LIFT Challenge.

-A submissão para a segunda fase envolverá um vídeo contendo uma ideia geral do projeto e destacando os aspectos inovadores dele num total de até 5 minutos; a possibilidade de presença em atividades virtuais e a entrega de uma minuta de projeto, conforme modelo específico.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto