Giro

Banco antecipa saque-aniversário do FGTS em até 3 anos; vale a pena?

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Quem tem conta vinculada de FGTS, ativa ou inativa, que tenham aderido à modalidade saque-aniversário podem antecipar até três anos de depósitos (Crédito: Arquivo/Agência Brasil )

A crise financeira está levando muitos trabalhadores a buscarem alternativas para tentar fechar as contas no fim do mês. Quem tem conta vinculada de FGTS, ativa ou inativa, que tenham aderido à modalidade saque-aniversário podem antecipar até três anos de depósitos.



A antecipação é possível por meio de um empréstimo pela Caixa Econômica Federal, que tem o saque-aniversário como garantia de pagamento do crédito. Segundo a Caixa, os juros para o empréstimo estão em 1,09% ao mês. É possível antecipar os créditos de até três parcelas anuais do saque-aniversário do FGTS. O saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário.

+ FGTS: Caixa libera mais 5 parcelas do saque-aniversário este ano

O educador financeiro e presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos, alerta que o empréstimo deve ser feito com cautela.

“Se a própria remuneração do fundo não paga tudo isso, o trabalhador pagar não me parece muito interessante. De um lado tenho remuneração menor que 6% ao ano para os valores que estão no FGTS, mas se quero antecipar tem o custo de o dobro, pensando no aspecto de juros, 1,09% ao mês dá quase 13% ao ano.
Acredito que não é uma boa opção para o trabalhador”, afirma.



Ele considera que o primeiro passo é entender onde está o seu desequilíbrio financeiro para poder atacar a causa do problema. “Tenho que enfrentar dívida de forma negociável. Hoje tem a lei dos superendividados, acordos de até cinco anos, com juros bem mais barato”, afirma.

O especialista sugere ainda que, se o empréstimo é realmente inevitável, procurar opções com taxas menores é a melhor alternativa.

Saiba como fazer a antecipação do saque-aniversário FGTS

1. Acesse sua conta de FGTS por meio do APP FGTS ou do site do FGTS na CAIXA;
2. Autorize a CAIXA a consultar a consultar seu FGTS>>Principal>>Autorizar Bancos>>Empréstimo Saque Aniversário>>Instituições Financeiras>>selecione a CAIXA>> clique em Confirme;
3. Enquanto você está no APP FGTS ou no site do FGTS na CAIXA, você pode consultar os valores do seu Saque Aniversário;
4. Em seguida, acesse o IBC – Internet Banking CAIXA e Mobile ou procure uma Agência da CAIXA.
5. Caso opte pelo Internet Banking:
• Clicar na opção Crédito >>escolher “Empréstimo Antecipação Saque Aniversário”, onde estará disponível dois botões: “Simular” e “Contratar”.
• Clique em Simular: a opção apresentará o valor total do empréstimo, considerando o saldo do dia;
• Após a simulação, confirme seus dados cadastrais, confira o restante das informações, insera sua senha eletrônica e confirme para concluir a solicitação.
• Após o bloqueio do valor pelo FGTS, a contratação é confirmada, e o valor contratado é creditado na conta do cliente no próximo dia.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

acompanhe seu fgts Caixa caixa fgts extrato calculo do fgts cálculo rescisão com fgts e multa certidão fgts certidão negativa de débitos trabalhistas certidao negativa fgts certificado de regularidade do fgts cnd fgts caixa cnd trabalhista codigo de movimentação fgts como antecipar o saque aniversário do fgts Como antecipar o saque aniversário pelo aplicativo? Como antecipar o saque aniversário? Como consultar o saldo do FGTS pelo CPF? Como é que eu consulto meu FGTS? Como fazer o saque aniversário? Como fazer o saque antecipado do FGTS? como funciona o empréstimo do fgts? Como funciona o saque aniversário? Como funciona o saque FGTS aniversário? Como funciona saque aniversário 2021? Como funciona saque aniversário FGTS 2021? Como sacar o FGTS aniversário 2021? como sacar saque-aniversário fgts? consultar fgts online correção do FGTS correção do fgts 1999 a 2013 últimas notícias 2021 crf fgts distribuição de lucros fgts 2021 É possível antecipar o saque aniversário? empréstimo fgts empréstimo fgts saque-aniversário FGTS fgts 1999 a 2013 últimas notícias 2021 stf fgts 2021 FGTS aplicativo fgts calendário FGTS emergencial fgts emergencial 2021 FGTS emergencial 2021 últimas notícias fgts lucro fgts lucro 2021 fgts online certidão indices fgts loit fgts é confiável? lucro do FGTS lucro do fgts 2020 quando será liberado lucro do fgts 2021 lucro do fgts 2021 quando será liberado? lucro do fgts 2021 quem tem direito? lucro do fgts quem tem direito? lucro fgts 2021 como calcular? lucros do fgts 2021 lucros fgts 2021 O que é FGTS e para que serve? pis 2021 Qual o valor do saque aniversário do FGTS? Qual valor permitido para antecipar o saque aniversário? Quando cai o saque-aniversário? Quando vai liberar o lucro do FGTS? reajuste do fgts regularidade fgts revisão do fgts de 1999 a 2021 revisao fgts SAQUE ANIVERSÁRIO saque aniversário fgts 2021 saque aniversário fgts 2021 valor saque aniversário fgts tabela saque emergencial fgts 2021 tabela Saque FGTS saque imediato fgts saque-aniversário fgts 2021 como funciona? saque-aniversário fgts 2021 tabela tabela antecipação saque aniversário tabela saque-aniversário fgts 2021 Vai liberar FGTS em 2021? Vai ser liberado o FGTS?