O pesadelo ainda não acabou. Na última segunda-feira, a Globo.com anunciou um corte de 50% de sua equipe de conteúdo, o que representa cerca de 55 profissionais. Somadas outras áreas, as demissões chegam a 115 pessoas. Segundo a companhia, ?a medida prevê um ajuste do perfil de custos em função do atual cenário nacional?. Essa é a primeira canetada do presidente da pontocom, Juarez Queiroz, que assumiu em janeiro. Na agência publicitária DoubleClick, voltada para Internet, a crise foi mais forte: as portas foram fechadas e todos os 18 funcionários, demitidos.

PRECINHO DA PALM

A Palm quer massificar a utilização de seus portáteis. Depois de lançar o M100 a US$ 150, a fabricante apresenta ao mercado o M105, com memória de 8MB (quatro vezes mais do que o oferecido pelo modelo antecessor). O preço, de US$ 199, segue a estratégia da empresa de tentar popularizar a utilização de agendas. No balanço do último trimestre, a empresa registrou lucro de US$ 20 milhões, principalmente em função dos populares

CORRETORES LIGADOS

 

A venda de seguros pela Internet não será tão lucrativa, pelo menos a médio prazo. Mas a Sul América Seguros encontrou outra forma de conciliar a grande rede com os negócios da companhia. ?O objetivo é fazer da Internet um canal de comunicação entre a empresa e corretores?, afirma José Carlos Vieira, diretor da recém-criada diretoria de marketing na Internet. Ainda este ano, todos os corretores da Sul América terão acesso gratuito à Internet e sua própria página, hospedada no endereço www.corretorweb.com.br. Para implementar o projeto serão gastos R$ 8 milhões.

MEUGRUPO VERSÃO 2.0

Depois de receber um aporte de US$ 6 milhões da venture capital BizCradle, o MeuGrupo lança a versão 2.0 de seu site, o que custou R$ 500 mil aos cofres da empresa. Com os novos recursos, o site pretende incrementar sua principal fonte de receita: o marketing dirigido a grupos de afinidade. O site tem 400 mil cadastrados.

BATE-PAPO NO TRABALHO

Os diretores de empresa que se cuidem. A florzinha do ICQ vem pipocando mesmo nos computadores protegidos com firewall, filtro de segurança utilizado por grande parte das companhias. Na luta para ampliar sua lista de usuários ? que já soma 50 milhões em todo o mundo, o ICQ (controlado pela America Online) lançou uma versão do programinha de mensagens instantâneas que pode ser rodado mesmo quando proibido. A idéia é atrair os internautas que acessam a Internet do trabalho. A dica também vale para os usuários de Macintosh.

CELULAR PAI DE SANTO

Entre junho de 1999 e outubro de 2000, o número de celulares no País cresceu 71%, saltando de 10,3 milhões para 22 milhões. O grande responsável pelo crescimento do mercado foi a turma dos celulares pré-pagos, que pulou de 1,1 milhão para 11,7 milhões. A pesquisa da Value Partners mostra que os usuários estão mesmo com medo da conta de telefone. ?A demanda por celulares pós-pagos mantém-se praticamente inalterada?, comenta o vice-presidente da empresa, Emilio Vioti. É verdade: no mesmo período, a procura por planos pós-pagos cresceu apenas 9%. Um problema para as operadoras de telefonia móvel. A pesquisa também mostra que, em algumas operadoras, a parcela das chamadas recebidas pelo usuário gira em torno de 90% do tempo total utilizado. É a força do celular pai-de-santo! Só recebe…

FILTRO COMUNISTA

O governo chinês está preocupado com o conteúdo dos sites que seus habitantes vêm encontrando na Web ocidental. O país anunciou a criação do software Police 110, espécie de filtro que impedirá o acesso a algumas páginas, principalmente americanas. O principal alvo são sites pornográficos ? além de páginas que trazem conteúdos que danifiquem a imagem do sistema comunista. O governo só não sabe como o tal programa será instalado

PEQUENA NOTÁVEL

A fabricante JVC lançou no Japão a Pocket e-movie, apresentada como a menor filmadora do mundo. Apesar da leveza do produto (com apenas 340 gramas), a câmera é equipada com uma lente zoom que varia de 3.7 a 37 mm, além da opção de 12 tipos de efeitos sonoros, que podem ser utilizados no momento da gravação ou na edição. O produto já está nas prateleiras japonesas e pode ser adquirido pela bagatela de US$ 2 mil. A exportação da câmera para outros mercados começa em abril.

PARA ESTRANGEIRO VER

Imagine uma multinacional interessada no mercado brasileiro. Imagine também que essa empresa precisa adquirir, rápido, informações básicas sobre a nossa legislação, como impostos e regras para licitação. ?O governo trabalha com endereços muito complicados na Internet, dificultando a pesquisa?, comenta o executivo Renato Bloisa, diretor da consultoria E-Z Link. Dessa dificuldade nasceu o GovFácil, site de busca que reúne 4.000 páginas relacionadas ao governo. Iniciativa que, por tabela, também vai beneficiar o internauta brasileiro.

Dinheiro ? Qual é o modelo de negócio do projeto?
Bloisa ?
Não vamos trabalhar com banners. O site é apenas parte de um projeto mais amplo, que a médio prazo estará oferecendo pacotes de serviços para facilitar o relacionamento entre cidadãos e governo nos três âmbitos.

Dinheiro ? E quanto aos custos?
Bloisa ?
Até agora não gastamos nem 10% do total de investimentos previsto, que é de R$ 2 milhões. O restante será utilizado no desenvolvimento dos pacotes de serviços.

Dinheiro ? O GovFácil tem alguma relação com o governo?
Bloisa ?
Não, nenhuma. É um projeto totalmente independente, de iniciativa privada. Por enquanto temos 4 mil páginas em nosso banco de dados, mas em dois meses esse número deve subir para 7 mil. O governo tem um projeto parecido, a Rede Governo, mas que ainda deixa a desejar.

? O portal El Sitio fechou o ano passado com prejuízo de US$ 93 milhões. No Brasil, alguns funcionários do portal estão sendo demitidos

? A indústria brasileira de telecomunicações faturou R$ 10 bilhões em 2000. Para 2001, a previsão da Abinee é de que o mercado movimente R$ 15 bilhões

? Nem mesmo o portal Yahoo conseguiu fugir da maré negativa na Internet. Tim Koogle, um de seus fundadores, deixou o cargo de CEO da empresa