O site de buscas Baidu, considerado o “Google da China” perdeu mais de US$ 60 bilhões no mercado financeiro desde o pico de valorização, em 2018. Segundo reportagem da CNBC, as ações do grupo retraíram 40% neste ano, baixando o valor da companhia para US$ 33,8 bilhões, ante os US$ 99 bilhões em maio do ano passado.

O Baidu é um dos principais vetores de tecnologia da China, a segunda maior economia do mundo, ao lado da rede de varejo online Alibaba e da produtora de jogos Tencent. Porém, ao contrário das outras marcas, que tiveram aumento nos índices financeiros no último ano, o Baidu está encolhendo.

O site de buscas dominou o mercado chinês após a saída do Google do país, em 2010. Apesar da liderança, o Baidu demorou para se adaptar a tecnologia móvel, enquanto as rivais investiam nesta área, afirmaram os analistas. A queda na receita de publicidade, uma das maiores fontes de renda para os sites de buscas, foi apontado como principal razão para a desvalorização da marca.

O site também investe na diversificação dos serviços. Recentemente a Baidu anunciou o desenvolvimento em inteligência artificial e na criação de sistemas para carros autônomos.