Giro

Bactérias resistentes a antibióticos causaram mais de 1,2 milhão de mortes em 2019

Crédito: Pixabay

A descoberta dos cientistas europeus pode revolucionar o tratamento contra o câncer no mundo (Crédito: Pixabay)

Um estudo publicado na última quarta-feira (19) na revista científica The Lancet revela que mais de 1,2 milhão de pessoas morreram em 2019 devido a infecções causadas por bactérias resistentes a antibióticos – as chamadas superbactérias. A pesquisa analisou dados de 204 países e revela que a resistência microbiana a medicamentos é uma das principais causas de morte em todo o mundo, superior ao HIV ou à malária, segundo o site EuroNews.

De acordo com os cientistas, 1,27 milhão de mortes em 2019 foram causadas pelas superbactérias e mais de 4,95 milhões também foram associadas à resistência a remédios.



+ Brasil tem 324 mortes por covid em 24h; média móvel de óbitos segue crescendo

Essas mortes ocorreram devido a infecções comuns que antes eram tratáveis com antibióticos, como pneumonia e infecções da corrente sanguínea, afirma o site europeu.

“Esses novos dados revelam a verdadeira escala da resistência antimicrobiana em todo o mundo e são um sinal claro de que devemos agir agora para combater a ameaça. Estimativas anteriores previam 10 milhões de mortes anuais por resistência antimicrobiana até 2050, mas, agora sabemos, com certeza, que já estamos muito mais próximos desse número do que pensávamos”, afirma o pesquisador Chris Murray, da Universidade de Washington (EUA), um dos autores do estudo, citado pelo EuroNews.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Os países mais pobres são os mais atingidos. Na África Subsaariana, 24 em cada 100.000 mortes foram causadas diretamente pelas superbactérias. Em países de alta renda, a proporção foi de 13 a cada 100.000.

Embora a resistência antimicrobiana represente uma ameaça para pessoas de todas as idades, as crianças pequenas correm um risco particularmente alto, com cerca de uma em cada cinco mortes associadas à resistência antimicrobiana ocorrendo em menores de 5 anos.




Tópicos

adolescentes e crianças covid antibiótico antibiótico quando usar? anvisa coronavac astrazeneca falta postos astrazeneca onde tem calendário de vacinação em guarulhos calendário de vacinação em são paulo calendário de vacinação em são paulo capital calendario de vacinação sp calendário oficial de vacinação em são paulo Como se pega a superbactéria? Conass conass o que é? conass o que faz? Conass receita médica vacina Conass vacina coronavírus covid covid SP Covid-19 criança crianças cronograma vacina covid sp em qual idade está a vacinação em são paulo? Em que idade está a vacinação em São Paulo? envase satisfatório coronavac escala de vacinação em são paulo faixa etaria vacina covid sp fila vacina sp filometro sp locais de vacinação em são paulo manifesto Marcelo Queiroga mega posto de vacinação são paulo Ministério da Saúde novas datas de vacinação em são paulo novo calendário de vacinação em são paulo O que são as bactérias? O que são as superbactérias? O que são superbactérias como elas surgem? ponto de vacinação covid são paulo posto de vacinação covid posto de vacinação covid são paulo prescrição médica Quais são os problemas que as superbactérias podem causar? quais vacinas estão sendo aplicadas em são paulo? qual a eficácia da vacina coronavac qual a idade da vacinação hoje em são paulo? Qual a pior bactéria hospitalar? Qual vacina está sendo aplicada em São Paulo? Queiroga REVACINAÇÃO revacinação em são paulo? São Paulo uma morte 24 horas SBP Sociedade Brasileira de Pediatria superbactéria suspensão coronavac temperatura em são paulo transmissão adolescentes crianças uso desenfreado de antibiótico vacina vacina do butantan vacina ja vacina ja cadastro vacinação vacinação 3ª dose vacinação adolescentes Vacinação crianças vacinação crianças governo queiroga vacinação dose de reforço vacinação em carapicuíba vacinação em osasco vacinação em são paulo capital vacinação infantil Vacinação Prefeitura de SP vacinometro sp