A B3 prepara o lançamento, no próximo dia 30, de produtos de operações estruturadas para negociação de estratégias de curvas de Juros para os contratos de Futuro de Depósito Interfinanceiro (DI). “Os novos produtos terão como principais benefícios a eliminação de risco de execução, pois dispensam a necessidade de se negociar os vencimentos da estratégia em livros de ofertas segregados, e maior eficiência tarifária, pois os custos de negociação estarão alinhados à exposição gerada na operação”, destaca a instituição.

Além disso, os novos produtos permitem observar exatamente o que está sendo negociado em cada tipo de estratégia via market data, o que significa mais transparência para o mercado, diz a Bolsa.

Segundo a B3, atualmente, existem dois tipos de estratégias de curvas de Juros altamente negociadas. A negociação da taxa a termo (FRA) ou PU (Preço Unitário) Neutro e a Inclinação ou DV01 Neutro. “Na estrutura atual, os participantes que optam por negociar esses tipos de estratégias, calculam as proporções (ratio) de quantidades e atuam nos books dos vencimentos de forma segregada”, afirma. Essa dinâmica gera algumas ineficiências, como risco de execução, falta de transparência para o mercado e custo mais alto de tarifas.

A Bolsa informa ainda que nos próximos meses serão lançados produtos voltados para Futuro de Cupom de IPCA (DAP) e FRA de Cupom Cambial (FRC).