A Azul anunciou, nesta sexta-feira, 5, as primeiras programações de sua história com as aeronaves modelo Airbus A320neo nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont (SDU), no Rio. A liberação veio após cerca de um ano de trâmites regulatórios junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), destacou a empresa.

A Azul apontou que com a certificação de operação desse avião, a empresa aumentará a oferta em diversas rotas nestes aeroportos, já que o A320neo pode transportar até 174 passageiros. Apenas para os dois terminais, a estimativa é aumentar em 50% a oferta de assentos por dia.

EUA reduz a proibição de voos para companhias aéreas chinesas

American Airlines cortará 30% de sua equipe administrativa; outras aéreas também anunciam demissões

Até então, a aérea tinha autorização para pouso e decolagem nesses dois aeroportos com os modelos Embraer 195 e 190, com capacidade para 118 e 106 assentos, respectivamente, e os ATRs 72-600, com 70 lugares.

Com a certificação pela Anac, a partir do dia 10 de junho os voos das rotas Santos Dumont-Campinas, Santos Dumont-Porto Alegre e Santos Dumont-Brasília serão operados com a nova aeronave. Em Congonhas, o início será no dia 15 de junho, data em que a companhia volta a operar voos no terminal paulista. As operações para Cuiabá e Recife também terão o A320neo.

“Estamos muito empolgados com a oportunidade de operar no Santos Dumont e em Congonhas com o A320neo”, disse John Rodgerson, presidente da companhia, em nota. “Ao mesmo tempo, com o A320, também aumentamos a oferta de assentos diários nessas bases em praticamente 50%”, acrescentou.