SÃO PAULO (Reuters) – A companhia aérea Azul abordou a chilena Latam Airlines com o objetivo de comprar sua operação brasileira, disse à Reuters uma fonte a par da situação.

A Latam entrou com pedido de recuperação judicial nos EUA há um ano e, embora tenha garantido nova liquidez nesse processo, ainda não apresentou um plano formal de reestruturação.

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A Azul, controlada pelo fundador da JetBlue Airways, David Neeleman, disse na quarta-feira que estava pronta para liderar uma onda de consolidação no setor aéreo brasileiro, que foi devastado pela pandemia.

Nesta quarta-feira, o jornal Valor Econômico também informou que a Azul está tentando atrair a Latam e conversando com seus locadores de aeronaves.

Uma porta-voz da Latam disse que a companhia aérea não recebeu nenhuma oferta da Azul, que as negociações não estavam em andamento e que a Latam não tinha intenção de vender nenhuma de suas partes.

Além de rotas internacionais, a Latam possui operações domésticas, não apenas no Brasil, mas também no Chile, Peru, Equador e Colômbia.

Durante a pandemia, a Azul e a Latam desenvolveram um programa de codeshare para evitar competir no Brasil à medida que o mercado encolhia. Mas esse programa terminou repentinamente nesta semana, o que a Azul disse ser uma reação aos seus planos de consolidação.

Analistas da indústria especularam ao longo de 2020 que a Azul poderia tentar comprar a Latam no Brasil. As duas companhias aéreas dividem o mercado brasileiro com a Gol.

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