Giro

Vacina AstraZeneca: coágulos podem ser causados pelo próprio vírus e não pelo imunizante

Crédito: Reprodução/Unsplash

Vacinação com AstraZeneca/Oxford: casos de coagulação do sangue podem estar associados ao próprio vírus (Crédito: Reprodução/Unsplash)

Muito se tem falado sobre eventuais efeitos colaterais da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford, cujo insumo estaria sendo usado pela Fiocruz para a produção no Brasil. Há relatos de casos de formação de coágulos em idosos após receberem o imunizante. Contudo, um especialista britânico vem agora ressalvar que essa condição pode estar relacionada com o próprio vírus e não com a dose aplicada.

Stephen Evans, professor da London School of Hygiene & Tropical Medicine considera que o principal problema destes relatos espontâneos de suspeitas de reações adversas a uma vacina é a enorme dificuldade em distinguir um efeito causal de uma coincidência, disse ao jornal Express.

+ Anvisa recomenda continuidade do uso da vacina Covishield, da Oxford

“Isto é especialmente verdadeiro quando sabemos que a doença de Covid-19 está fortemente associada à coagulação do sangue e houve centenas, senão muitos milhares de mortes causadas por coágulos sanguíneos em resultado do próprio vírus”, destacou. Para Evans era “sensato” investigar esta abordagem, no entanto o especialista ressalva que o equilíbrio entre o risco e o benefício ainda é muito favorável à vacina.



Em comunicado, a AstraZeneca garantiu que a segurança do paciente é a sua “maior prioridade” e que os reguladores têm “padrões de eficácia e segurança claros e rigorosos” para a aprovação de novos medicamentos e vacinas. A segurança da vacina foi extensivamente estudada na fase três dos ensaios clínicos e os dados revistos ​​por pares confirmam que a vacina foi bem tolerada, no geral.

Um coágulo sanguíneo é um aglomerado de sangue que mudou do seu estado líquido normal para um estado semissólido. A coagulação é um processo normal que pode impedir que uma pessoa perca sangue, caso se machuque, contudo, é possível que depois de formado um coágulo, este nem sempre consiga dissolver por conta própria.

Por conta desta situação cerca de 21 países já suspenderam a vacina da AstraZeneca, o mais recente foi a Suécia. Espera-se que nesta quinta-feira a Agência Europeia do Medicamento (EMA), tome uma posição sobre esta questão. Também um grupo de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS), reuniu-se para discutir o mesmo assunto.

A OMS procurou minimizar as preocupações de segurança em curso, dizendo que não há ligação entre a injeção e um risco aumentado de desenvolver coágulos sanguíneos. Por sua vez, o regulador de medicamentos da Europa, a EMA, também referiu que não há indicação de que a vacina Oxford-AstraZeneca esteja a causar coágulos sanguíneos, acrescentando que acredita que os benefícios da vacina continuam a superar seus riscos.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus AstraZeneca astrazeneca suspensão astrazeneca trombose aztranezeca BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação coágulos colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? coronavírus cura Covid variantes crise vacinação falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil moderna uso pediátrico mortes causadas pela vacina Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pets hospedeiros Pfizer pode vacinar crianças? pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi site vacinação uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina vacina britanica vacina covid vacina doses mutações vacina oxford vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacina suspensa vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros