Giro

De Portugal a São Paulo em três horas. Novo avião supersónico pode estar pronto em 2030

Crédito: Reprodução/Divulgação

O Aerion AS3 irá transportar 50 passageiros a bordo e será sete vezes mais rápido do que um avião comercial de longo curso (Crédito: Reprodução/Divulgação)

Em breve vai ser possível viajar de Los Angeles a Tóquio, ou de Portugal a São Paulo, em apenas três horas. A fabricante norte-americana Aerion Corporation apostou num novo avião supersônico, que promete revolucionar o tempo de voo entre cidades, como fez em tempos o famoso Concorde.

O Aerion AS3, um avião comercial Mach 4+, revelado esta semana pela fabricante, irá transportar 50 passageiros a bordo e será sete vezes mais rápido do que um avião comercial de longo curso – 3.700 a 6.200 quilômetros por hora.

+ Demanda por voos da Gol em abril sobe ano a ano, mas cai 36% ante março

“A nossa visão é construir um futuro onde a humanidade possa viajar entre dois pontos do nosso planeta em apenas três horas. O voo supersônico é o ponto de partida, mas é apenas isso – o começo”, disse o presidente e CEO da Aerion, Tom Vice, num comunicado citado pela CNN. “Devemos ultrapassar os limites do que é possível”, concluiu o executivo.

O conceito e design da aeronave está atualmente em curso, com mais detalhes a serem revelados no final de 2021. A fabricante prevê ter o avião no ar no final da década, em 2030.

O AS3 é, na verdade, o segundo avião a ser revelado na família de jatos da Aerion. O AS2 – que promete Nova Iorque a Londres, por exemplo, em 4,5 horas – será o primeiro avião supersónico de passageiros a entrar no mercado em mais de 50 anos. O primeiro voo está previsto para 2024 e o avião deverá entrar no mercado em 2026.

Está também nos planos da empresa investir em aviões supersônicos híbridos-elétricos.


Veja também
+ Trombose após vacinação com AstraZeneca: Quais os sintomas e como se deve atuar?
+ Auxílio: Governo antecipa pagamento da terceira parcela; veja o calendário
+ Confira 5 cuidados para ter na hora de vender um carro
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Ex-polegar é atropelado após encontro com Bolsonaro