Um avião bimotor dos Estados Unidos que combateu na 2ª Guerra Mundial foi achado no fundo do mar em Maxaranguape, no Rio Grande do Norte. A descoberta foi divulgada por pesquisadores do Centro Cultural Trampolim da Vitória, que estuda a participação norte-americana em território potiguar no período do conflito.

+ EUA deixarão de exigir teste de Covid para passageiros que chegam ao país de avião

O hidroavião Catalina fazia parte do Esquadrão 83 da Marinha norte-americana quando caiu na praia de Maracajaú há 80 anos, em 13 de junho de 1942, enquanto procurava a base dos EUA em Parnamirim, na região metropolitana de Natal.

Segundo relatórios da Marinha dos Estados Unidos à época, o acidente se deu por volta das 18h20. Foi causado por baixa altitude, forte chuva e condições inadequadas de visibilidade. A queda vitimou 7 dos 10 marinheiros norte-americanos a bordo.

Os destroços do avião foram encontrados no início de junho por um mergulhador profissional, que notificou os pesquisadores sobre o achado. Segundo o curador do memorial, Fred Nicolau, a carcaça será preservada no fundo do mar. Ele acredita que existam ao menos outros 10 aviões da 2ª Guerra perdidos nas proximidades.