Por Gabriel Araujo

SÃO PAULO (Reuters) – A corretora Avenue espera atingir a marca de 1 milhão de clientes em breve, disse um de seus executivos, depois que o Itaú Unibanco concordou em comprar uma participação na empresa.

A Avenue, que oferece acesso ao mercado externo para clientes brasileiros, tem 600 mil clientes atualmente e vê sua base de clientes crescendo constantemente, disse o diretor de marketing, Alexandre Reis, em entrevista à Reuters.

“Chegaremos a 1 milhão num futuro próximo,” afirmou.

Itaú vai usar Avenue para levar seu cliente aos Estados Unidos

O Itaú anunciou em julho um acordo para comprar uma participação de 35% na Avenue por 493 milhões de reais.

O acordo também permitirá que o credor alcance uma participação de controle de 50,1% após dois anos e exerça uma opção de compra da participação acionária remanescente detida pelos acionistas da Avenue após cinco anos.

Reis disse que uma futura oferta pública inicial (IPO) também é possível, embora não tenha fornecido detalhes ou prazos específicos.

Várias empresas financeiras brasileiras foram listadas nos Estados Unidos nos últimos anos, incluindo a plataforma de investimentos XP Inc., os bancos digitais Nu Holdings e Inter&Co e as empresas de pagamento PagSeguro e StoneCo.

O acordo da corretora com o Itaú foi aprovado pela equipe técnica do regulador antitruste do Brasil em agosto e as empresas já criaram grupos de trabalho para preparar sua integração, disse Reis. A Avenue também é apoiada pelo SoftBank do Japão.

Atualmente, a corretora oferece aos brasileiros acesso a cerca de 8.000 ativos estrangeiros, incluindo ações, títulos, fundos mútuos, ETFs e criptomoedas.

Considerando a queda do mercado de ações, com o índice S&P 500 em baixa de cerca de 18% neste ano, a Avenue vê os brasileiros mais interessados em investir em renda fixa no exterior.

A empresa também deve lançar no próximo mês sua conta margem Avenue Pro, que permitirá empréstimos a investidores usando depósitos na conta como garantia.