Giro

Avaliação negativa do governo Bolsonaro é de 48%, diz Datafolha

Avaliação negativa do governo Bolsonaro é de 48%, diz Datafolha

Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto



SÃO PAULO (Reuters) – O percentual dos que têm uma avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro é de 48%, segundo pesquisa Datafolha publicada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, uma variação positiva de 2 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior do instituto, feito em março.

Ainda de acordo com o Datafolha, os que veem a gestão de forma positiva somam 25%, mesmo patamar da pesquisa anterior, e aqueles que avaliam o governo como regular são 27%, ante 28% na sondagem anterior.

A elevada avaliação negativa do governo Bolsonaro ocorre em um momento de inflação elevada no país, com o índice oficial do governo com alta superior a 12% no acumulado em 12 meses, impulsionado principalmente pelo aumento dos preços dos combustíveis.

O índice de avaliação negativa, que atingiu seu pico, 53%, em dezembro do ano passado, também vem a cinco meses das eleições presidenciais, quando Bolsonaro tentará a reeleição.



Na quinta-feira, o Datafolha divulgou o trecho da pesquisa que trata da intenção de voto para o pleito de outubro, e o levantamento apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder em todos os levantamentos, abriu 21 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, chegando a 48% das intenções de voto totais e a 54% pelo critério de votos válidos, quando se excluem os brancos e nulos. Esse resultado daria ao petista a vitória em primeiro turno.

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas de forma presencial entre a quarta e a quinta-feiras. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

(Reportagem de Eduardo Simões)


tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4Q0EG-BASEIMAGE