O trabalhador que recebe o auxílio emergencial tem a opção de antecipar os saques do benefício. Isso porque o valor é disponibilizado em duas etapas, de acordo com os respectivos calendários, que seguem a ordem de aniversário dos beneficiários.

De acordo com a Caixa, para evitar filas, primeiro é realizado o crédito pela poupança digital da Caixa, que pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem, e somente semanas depois é disponibilizada a retirada da quantia.

+ Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar auxílio emergencial
+ Auxílio Emergencial: mais de 1 milhão de benefícios foram bloqueados em junho

Como realizar a antecipação?

A antecipação do saque do auxílio emergencial pode ser realizada por meio do Pix, solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), após o benefício ser creditado pela Caixa.

O processo consiste em movimentar o dinheiro da conta do beneficiário por meio de pix para outra conta. No entanto, os valores só serão movimentados para contas que não tenham a mesma titularidade, isto é, para terceiros. Com isso, para realizar o procedimento, o beneficiário deve realizar a transferência para um amigo ou parente, por exemplo, para sacar o valor de seu auxílio.