Na terça-feira (9), começa o pagamento do Auxílio Caminhoneiro para cerca de 900 mil transportadores autônomos de cargas. Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (2), a Portaria Interministerial que regulamenta o benefício emergencial, no valor de R$ 1 mil.

As duas primeiras parcelas do auxílio que serão pagas no dia 9 referem-se aos meses de julho e agosto. As outras quatro parcelas serão pagas até dezembro, quando acaba o benefício.

O auxílio será depositado na poupança social digital da Caixa Econômica Federal e pode ser consultado no aplicativo Caixa Tem. Os valores não movimentados no prazo de 90 dias, contados da data de depósito, retornarão para a União.

Brasil terá alta maior na carga de energia com melhora no PIB, diz governo

O benefício foi instituído para o enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação do preço do petróleo, combustíveis e derivados.

Tem direito ao auxílio o transportador de carga autônomo com CPF válido e cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) até 31 de maio de 2022, na situação de “Ativo”.

Quem estiver com situação cadastral “Pendente” ou “Suspenso” poderá regularizar o registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres  (ANTT) e se habilitar para receber as parcelas.

Veja o calendário de pagamento do Auxílio Caminhoneiro:

  • 1ª e 2ª parcela: 9 de agosto
  • 3ª parcela: 24 de setembro
  • 4ª parcela: 22 de outubro
  • 5ª parcela: 26 de novembro
  • 6ª parcela: 17 de dezembro