Aprovados na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que liberou a criação de benefícios sociais em ano eleitoral, os auxílios caminhoneiro e taxista ainda estão cercados de dúvidas sobre o seu pagamento. 

A ideia do governo é pagar seis parcelas desse benefício até dezembro. Para isso acontecer, segundo apuração do jornal O Globo, será feito um pagamento duplo no mês de agosto com pagamentos únicos em setembro, outubro, novembro e dezembro. 

+Perfis críticos a Bolsonaro se articulam e esgotam ingressos para convenção do PL

O governo ainda não definiu como serão esses pagamentos, já que eles precisam de regulamentação dos ministérios.   

Auxílio caminhoneiro

O valor do auxílio para os caminhoneiros já está definido em R$ 1 mil. De acordo com a Agência Nacional dos Transporte Terrestres (ANTT), o benefício deve atingir 872.320 profissionais com cadastro de Transportador Autônomo de Cargas (TAC) feito até 31 de maio de 2022. 

Auxílio taxista

Já o auxílio taxista ainda não tem valor definido pelo governo e deve ser regulamentado pelos ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional. 

De acordo com a Federação Nacional dos Taxistas (Fencavir), existem cerca de 300 mil veículos registrados e 600 mil motoristas no Brasil, entre permissionários e auxiliares. Entretanto, só terá direito ao benefício aqueles que estão com a licença válida. Os que decidiram migrar para algum aplicativo de transporte particular de passageiros não terão direito ao dinheiro. O Ministério da Economia foi procurado pela reportagem mas não respondeu até o fechamento da mesma.