Giro

Auxílio Brasil: Conheça os 9 benefícios do novo programa social

Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Novo programa social do governo federal tem 9 sub-programas (Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O governo federal anunciou a criação do novo programa social, Auxílio Brasil, que vai substituir o Bolsa Família. O novo programa implementará os benefícios e tem previsão de início a partir de novembro. A estimativa é que haja um reajuste de ao menos 50% do programa social, que é atualmente RS$ 189. O novo benefício, portanto, pode pagar, em média, RS$ 283,50.



Dentro do Auxílio Brasil há nove modalidades diferentes de benefícios. As três primeiras formam o núcleo básico do novo programa, enquanto as demais o complementam com ferramentas de inserção socioeconômica.

+ Beneficiários do Auxílio Brasil terão acesso a crédito especial

Benefícios

1- Benefício Primeira Infância: contempla famílias com crianças entre zero e 36 meses incompletos.

2- Benefício Composição Familiar: diferente da atual estrutura do Bolsa Família, que limita o benefício aos jovens de até 17 anos, será direcionado também a jovens de 18 a 21 anos incompletos. O objetivo é incentivar esse grupo a permanecer nos estudos para concluir pelo menos um nível de escolarização formal.



3- Benefício de Superação da Extrema Pobreza: se após receber os benefícios anteriores a renda mensal per capita da família não superar a linha da extrema pobreza, ela terá direito a um apoio financeiro sem limitações relacionadas ao número de integrantes do núcleo familiar.

4- Auxílio Esporte Escolar: destinado a estudantes com idades entre 12 e 17 anos incompletos que sejam membros de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil e que se destacarem em competições oficiais do sistema de jogos escolares brasileiros.

5- Bolsa de Iniciação Científica Júnior: para estudantes com bom desempenho em competições acadêmicas e científicas e que sejam beneficiários do Auxílio Brasil. A transferência do valor será feita em 12 parcelas mensais. Não há número máximo de beneficiários por núcleo familiar.

6- Auxílio Criança Cidadã: direcionado ao responsável por família com criança de zero a 48 meses incompletos que consiga fonte de renda mas não encontre vaga em creches públicas ou privadas da rede conveniada. O valor será pago até a criança completar 48 meses de vida, e o limite por núcleo familiar ainda será regulamentado.

7- Auxílio Inclusão Produtiva Rural: pago por até 36 meses aos agricultores familiares inscritos no Cadastro Único.

8- Auxílio Inclusão Produtiva Urbana: quem estiver na folha de pagamento do programa Auxílio Brasil e comprovar vínculo de emprego formal receberá o benefício.

9- Benefício Compensatório de Transição: para famílias que estavam na folha de pagamento do Bolsa Família e perderem parte do valor recebido em decorrência do enquadramento no Auxílio Brasil. Será concedido no período de implementação do novo programa e mantido até que haja majoração do valor recebido pela família ou até que não se enquadre mais nos critérios de elegibilidade.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

aumento do bolsa família auxilio brasil auxilio brasil cadastro auxilio brasil como se cadastrar? auxílio brasil como se inscrever? auxílio brasil quem tem direito? Auxílio Brasil valor auxílio emergencial auxilio emergencial consulta Bolsa Família Bolsa Família 2019 bolsa familia 2021 bolsa família 2021 cadastro Bolsa Família 2021 consulta bolsa família aumentou bolsa família auxílio emergencial bolsa família bloqueado Bolsa Família bloqueado no aplicativo 2021 bolsa família cadastro bolsa família calendário Bolsa família consulta bolsa família lista de aprovados 2021 bolsa família telefone bolsa família vai ter aumento bolsa família valor Bolsonaro cadastro bolsa família 2021 online calendário da 5 parcela do auxílio emergencial caixa tem calendário do bolsa família 2015 calendário do bolsa família 2021 calendário do bolsa família para 2021 Como consultar meu Bolsa Família? como fazer o cadastro do bolsa família online Como funcionará o auxílio Brasil? como se cadastrar no bolsa família consulta pública do bolsa família Crédito consignado linha de crédito novo bolsa família novo calendario do bolsa familia 2021 O que é o auxílio Brasil? pagamento do bolsa família 2021 Paulo Guedes portal da transparencia programa programa auxílio brasil proposta Qual o valor do Bolsa Família para 2021? Qual o valor do Bolsa Família para quem tem 1 filho 2021? Qual será o valor do novo Bolsa Família? Quanto será o auxílio Brasil? Quem vai receber o auxílio Brasil? vai ter aumento no Bolsa Família?