Ciência

Autoridades de saúde da Europa defendem combinação de vacinas anticovid

Crédito: AFP

Os melhores resultados foram obtidos usando primeiro uma vacina de vetor viral como a da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson (Crédito: AFP)

A administração de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 diferente da recebida nas primeiras injeções pode provocar maior resposta imunológica em alguns casos, indicaram nesta terça-feira (7) as autoridades sanitárias europeias.

Os melhores resultados foram obtidos usando primeiro uma vacina de vetor viral como a da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson, seguida de uma injeção de um imunizante de RNA mensageiro (RNAm), como os da Pfizer e da Moderna, assinalaram.



A combinação “pode ser usada tanto para as injeções iniciais como para o reforço”, diz o comunicado conjunto da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

+Organização Mundial da Saúde desaconselha combinação de vacinas de diferentes farmacêuticas

Também permite aos países maior flexibilidade na hora de enfrentar um pico de contágios, especialmente se houver falta de um tipo específico de vacina, continuaram.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Diversos países europeus já iniciaram a administração de doses de reforço, seis meses depois das inoculações iniciais contra a covid-19, por causa da redução da imunidade.

“Os resultados de estudos de vacinação heteróloga sugerem que a combinação de vacinas de vetor viral e RNAm produz bons níveis de anticorpos […] e uma maior resposta de células T do que o uso da mesma vacina”, explicaram as autoridades de saúde europeias.


Os anticorpos são apenas uma parte da resposta imunológica, na qual também intervêm as células T. Apesar de ser mais difícil de medir, a “imunidade celular” desempenha um papel muito importante, especialmente contra as formas graves da doença.

Alguns estudos sugerem que os efeitos colaterais como dor, febre, dores de cabeça e cansaço são mais altos após a combinação de vacinas distintas, mas os resultados não são “uniformes”, acrescentaram a EMA e o ECDC.

Até agora, a agência reguladora europeia já aprovou quatro vacinas para adultos na União Europeia: os imunizantes de RNA mensageiro de Pfizer/BioNTech e Moderna, e os baseados em vetores virais de AstraZeneca e Johnson & Johnson.

Segundo a EMA e o ECDC, os índices de hospitalização e morte por covid-19 são mais baixos nos países da União Europeia com taxas maiores de vacinação, independentemente dos imunizantes utilizados.



Tópicos

2 dose coronavac df 3ª dose a vacina coronavac da reação anticorpo monoclonal anticorpos coronavac anticorpos covid sintomas Anticorpos gerados pela CoronaVac anticorpos infectados nova infecção Anticovid aprovação coronavac europa AstraZeneca astrazeneca vacina vencida Bolsonaro butanvac Cepa colombiana cepa colombiana é mais letal? cepa delta combate à fake news combinação de vacinas Como entrar no YouTube no YouTube? Como entrar no YouTube site? como funciona a vacina coronavac coronavac coronavac 3ª dose coronavac aceita nos eua coronavac é boa coronavac e butantan é a mesma coisa coronavac é de onde coronavac é de qual laboratório coronavac efeitos colaterais coronavac nao é aceita em outros paises coronavac ou astrazeneca qual a melhor coronavírus coronavírus alimentação coronavírus estudos coronavírus soja COVAX covid covid anticorpos covid longa covid restrições Covid variantes Doria doria bolsonaro doria Butantan doria china doria coronavac doria hoje doria oms doria sp doria terceira dose doria vacina doses diferentes ECDC efeitos coronavac efeitos da coronavac efeitos permanentes EFICÁCIA eficácia da vacina astrazeneca estudo EUA europa ainda tem restrições? fake news Fiocruz idosos têm que tomar 3ª dose? imunizados naturais imunizados têm que usar máscaras infectados imunizados janssen janela de imunização janssen período de proteção janssen precisa de mais uma doze João Doria máscara vacina máscaras vacina OMS o que é resposta imune? O que é YouTube Brasil? Opas Oxford países que aceitam coronavac pandemia balanço brasil pandemia balanço mundo pfizer 3ª dose pfizer entrega pfizer ou coronavac pode haver duas infecções diferentes pra que tomar 3ª dose? pronunciamento doria quais países não aceitam a coronavac qual a eficacia da coronavac Qual é o site do YouTube? Qual país tem mais infectados? qual vacina precisa de 3ª dose? qual vacina precisa dose de reforço Qual vacina protege contra variante delta? Qual vacina protege contra variante indiana? quando vou deixar de usar máscara? quanto tempo duram os anticorpos quanto tempo duram os sintomas? que alimentos inibem o coronavírus quem deve tomar 3ª dose? reacao coronavac reações da coronavac primeira dose reacoes da vacina coronavac resposta imune Delta Plus resposta imune variante delta resposta imune variante Gamma reuters coronavac sequelas covid Sinovac sinovac é a mesma coronavac sintomas da vacina coronavac superanticorpo vacina vacina 3ª dose vacina do butantan vacina fiocruz oxford vacina johnson vacina sputnik vacinação balanço brasil vacinação cruzada vacinação curitiba vacinação intercambiável vacinação trocada vacinas anticovid vacinas balanço 2021 vacinas sobrepostas variante delta Youtube