Economia

Autonomia do BC é capítulo decisivo da história brasileira, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira, 29, que a aprovação do projeto de autonomia do Banco Central (BC), que aguarda votação pelo Senado, é um “capítulo decisivo da história brasileira”. Em audiência da comissão mista do Congresso que fiscaliza a atuação do Poder Executivo no combate ao coronavírus, Guedes afirmou que a autonomia do BC é um “sonho” que ele cultiva há 40 anos, um formato para “despolitizar” e dar mais estabilidade a moeda.

Há uma previsão de que a proposta seja analisada pelo plenário do Senado no dia 3 de novembro. “Autonomia do BC é capítulo decisivo da história brasileira. Com inflação baixa, juros são baixos, investimentos privados acontecem, trabalhadores não perdem poder de compra, não precisa de correção salarial”, disse Guedes. “Sonho de 40 anos de ter moeda estável a 10 dias de votação”, continuou o ministro, que também ressaltou a necessidade de o Senado votar a nova Lei do Gás e o PL que atualiza as regras de recuperação judicial, ambos já aprovados pela Câmara.

Para o ministro, o Senado tem uma janela de oportunidade importante com esses projetos, que, para Guedes, não têm custo político.

“Autonomia do BC é decisão técnica para aperfeiçoamento institucional. BC autônomo não pode ser manipulado pelo ministro da Fazenda”, disse Guedes, segundo quem governos passados usaram instrumentos monetários de forma inadequada para tentarem a reeleição. “Confio que o Senado vai fazer essa entrega”, comentou.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

autonomia BC GUEDES