A principal companhia aérea da Áustria está substituindo um de seus voos por um serviço de trem. A empresa não voará mais entre a capital Viena e Salzburgo. A decisão visa atender os critérios ambientais do acordo da companhia com o governo austríaco.

Como parte do seu pacote de ajuda governamental de € 600 milhões, a companhia aérea deve reduzir suas emissões domésticas de dióxido de carbono em 50% até 2050. Além disso, a proposta prevê encerrar os voos onde houver uma conexão direta de trem ao aeroporto que leve menos de três horas, segundo informações da CNN.

+ Caixa alerta para rombo no FGTS com ajuda a aéreas
+ Secretário do Tesouro dos EUA diz que país fez acordo de empréstimo com 5 aéreas
+ Europa veta companhia aérea PIA por supostas licenças falsas

A partir de 20 de julho, haverá até 31 serviços de trem diretos por dia entre o Aeroporto Internacional de Viena e a estação central de Salzburgo. O trecho será operado pela AIRail, serviço terrestre em parceria com a operadora ferroviária nacional do país ÖOB.

O serviço ferroviário foi testado em 2019, enquanto o aeroporto de Salzburgo ficou fechado por um mês para reformas e foi bem recebido, disse a empresa. No ano passado, a KLM fez parceria com empresas ferroviárias holandesas e belgas para substituir um voo Amsterdã-Bruxelas por dia por um serviço de trem, semelhante ao acordo da Austrian Airlines com a ÖOB.