A Austrália fez um pequeno, mas significativo ajuste ao seu hino nacional, de forma a valorizar o seu passado indígena. De acordo com a CNN, o primeiro-ministro australiano Scott Morrison anunciou que o hino nacional do país, “Advance Australia Fair”, foi ligeiramente alterado para incluir mais as comunidades indígenas da Austrália.

+ Governo da Austrália não quer vacinação precipitada
+ Austrália melhora projeções para economia e situação fiscal

O primeiro verso que diz “Australians all let us rejoice, for we are young and free” (Australianos, vamos todos celebrar, pois somos jovens e livres) foi alterado para “Australians all let us rejoice, for we are one and free” (Australianos, vamos todos celebrar, pois somos unidos e livres). Esta pequena mudança reconhece o passado antigo do país, antes da colonização pelos britânicos em 1788.

Linda Burney, a primeira mulher indígena no Parlamento australiano elogiou a alteração, mas ressaltou que não é suficiente, defendendo que o mais importante seria o reconhecimento na Constituição.

Com a colonização da Austrália pelos ingleses, as 500 tribos indígenas tornaram-se uma minoria discriminada que continua a lutar pela conscientização, inclusão e igualdade.