SÃO PAULO (Reuters) – A Aura Minerals, empresa com gestão brasileira que desenvolve e opera projetos de ouro e cobre nas Américas, anunciou nesta terça-feira a aquisição de 100% da Big River Gold, em um acordo avaliado em 91,7 milhões de dólares australianos.

Com o negócio, a Aura poderá expandir seus empreendimentos em fase de desenvolvimento por meio da aquisição de projeto de ouro em Borborema, no Estado do Rio Grande do Norte, que deverá operar a céu aberto.

+ Garimpo e desmatamento em terras indígenas dobraram nos últimos três anos

A Dundee Resources, acionista na Big River, receberá ações de uma joint venture 80/20% formada com a Aura como parte da transação. Já os outros acionistas da Big River receberão 0,36 dólar australiano em dinheiro por cada ação detida da empresa.

“Nossa estratégia é crescer além de nosso atual plano de produção avançando em projetos de alta qualidade, próximos ao estágio de construção e que estejam localizados nas Américas, de preferência em jurisdições onde já estamos operando”, disse o CEO da Aura Minerals, Rodrigo Barbosa, em nota.

Até 2024, a Aura tem a meta de dobrar de tamanho, atingindo 480 mil onças, segundo a companhia.

Para tanto, a empresa anunciou um investimento de 1,5 bilhão de reais, sendo que cerca de dois terços do valor aplicados no Brasil.

“O projeto de ouro em Borborema se enquadra bem nesta estratégia. Também nos orgulhamos de ser parceiros da Dundee Resources, renomado investidor no setor.”

O fechamento da transação está previsto por volta do final de julho ou início de agosto de 2022.

 

(Por Roberto Samora)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3I0ZG-BASEIMAGE