O preço do frete internacional disparou desde o início da pandemia, um aumento de até 300%. Segundo o presidente do instituto Mercosul, Aluizio Andreatta, “o preço normal de um container de 20 pés era 2.300 dólares. Hoje esse container está custando quase 6 mil dólares para vir da China para o Brasil”.

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Especialistas do mercado musical apontaram sobre os efeitos da alta constante do frente, desde um reajuste de valores para equilibrar o preço até uma mudança de mix de produtos, priorizando produtos de maior valor agregado. Vale mencionar que o aumento também se aplica para fabricas nacionais que se utilizam de insumos importados.

O mercado deve ampliar os carregamentos para a chegada no primeiro bimestre, até para evitar um ‘apagão’ de fornecimento, como ocorreu parcialmente em algumas categorias de produtos em 2020. Para os importadores menores, o risco ainda é de uma quebra de fornecimento, com a importação suspensa até que o preço do frete se normalize. O problema é quando isto se dará e se isto ocorrerá na medida esperada.

Especialistas indicam que pico do aumento de preços do frete, especificamente da China, deverá permanecer até março de 2021, entretanto, é esperado que o preço não retorne aos patamares anteriores.

Analistas da indústria dizem que são óbvios os sinais de que as transportadoras ganharam poder de precificação e estão gerenciando a capacidade dos navios em seu benefício no mercado spot de transporte marítimo.