A autorregulação do Crédito Consignado da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e da Associação Brasileira dos Bancos (ABB) apontou que as medidas administrativas dos bancos contra irregularidades na oferta de crédito consignado aumentaram 137% entre 2020 e 2021. 

Foram 247 em 2020 contra 585 em 2021. Também aumentaram as advertências (de 134, em 2020, para 245, em 2021) e as punições às empresas (de 9, em 2020, para 26, em 2021), que ficaram impedidas de atuar em nome dos bancos.

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Pela autorregulação, é considerada falta grave qualquer forma de captação ou tratamento inadequado ou ilícito dos dados pessoais dos consumidores sem sua autorização. Os bancos que não encerrarem os relacionamentos com as entidades suspensas podem pegar multa de R$45 mil a 1 milhão. 

Outro órgão que registrou aumento das reclamações contra empresas que negociam esses empréstimos foi o Procon-SP. De acordo com o portal R7, foram 8.355 queixas de consumidores em 2021. Ano passado essa modalidade teve um aumento recorde, subindo mais de 17% em relações a 2020 e atingindo mais de R$5,7 trilhões. 

Grande parte desses registros são de valores que entram na conta dos consumidores sem que eles tenham solicitado. 

Você pode reclamar tanto no site do Procon do seu estado tanto no consumidor.gov.br