Negócios

Audi pode encerrar a produção de veículos no Brasil

Crédito: Pexels

Fim de incentivo para fabricação de carros de luxo deve levar a Audi a abandonar linha de produção; Mercedes-Benz anunciou que vai parar de produzir no País (Crédito: Pexels)

O fim de incentivos para fabricação de carros de luxo no Brasil pode levar a Audi a abandonar sua linha de produção no Paraná. A produção da atual geração do modelo A3 vai encerrar neste mês (dezembro).

A montadora ainda não definiu se um novo produto será fabricado no Brasil. Por sua vez, a Mercedes-Benz já anunciou que vai parar de produzir seus automóveis por aqui.

As companhias do setor automotivo que atuam no segmento de luxo instalaram suas produções no País depois que entrou em vigor o Inovar-Auto, em 2011.

+ Produção de veículos pode parar por falta de insumos
+ Exportação de veículos, em volume, sobe 38,6% em novembro ante novembro de 2019

O programa do governo federal previa, por exemplo, elevação de 30 pontos percentuais no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados e estava previsto para acabar em 2017, mas foi prorrogado até o ano passado.

Após o fim do programa, o setor esperava uma nova política industrial para enquadrar também os fabricantes locais de pequeno volume, o caso dos carros de luxo, o que não aconteceu até hoje.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Sobre o fim do incentivo fiscal para carros de luxo, a Audi informa que está em contato direto com o governo federal e garante que não gostaria de encerrar a produção.

Para a empresa, a presença da marca Audi está consolidada no País e não será influenciada por qualquer rumo que o tema tributário seguir.

 

 

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel