A companhia americana de telecomunicações AT&T encerra sua rede 3G, nesta terça-feira (22). Muitos smartphones antigos e dispositivos deixarão de funcionar, nos Estados Unidos.

A decisão permite o uso da rede sem fio 5G, que é mais rápida e com melhor desempenho para publicar fotos, assistir TV, jogar e navegar nas mídias sociais, informou o portal USA Today. Alguns aparelhos podem exigir apenas uma atualização de software para continuar funcionando.

Registro de armas de fogo cresce mais de 300% em 2021 no Brasil

Os aparelhos com tecnologia 3G, que já não fazem chamadas HD Voice, também não farão ou receberão mais chamadas ou mensagens de texto, nem serão permitidos serviços que necessitam dados sem fio. Esses aparelhos também não fazem chamadas para o número de emergência americano 911.

As redes sem fio suportam vários dispositivos, como leitores de e-books, serviços SOS de veículos, alarmes residenciais e dispositivos de alerta médico.

Os consumidores devem procurar suas operadoras para saber como ficará o funcionamento de seus telefones. A empresa T-Mobile informou que encerrará a operação da rede 3G em 1º de julho e a Verizon planeja desativar a rede até 31 de dezembro de 2022.