Nesta segunda-feira (20), é celebrado o Dia Mundial do Refugiado. O ator Ben Stiller, Embaixador da Boa Vontade do Acnur, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para refugiados, pediu apoio para os cidadãos da Ucrânia.

Durante uma visita à Polônia e à Ucrânia o ator ressaltou a importância de um financiamento global urgente, não apenas para os afetados pela crise da Ucrânia, mas para cada uma das 100 milhões de pessoas em todo o mundo que tiveram que se deslocar.

+ Rússia intensifica ataques às vésperas da decisão da UE sobre candidatura da Ucrânia ao bloco

“Estou aqui conhecendo pessoas que tiveram que sair de suas casas devido à guerra na Ucrânia. Em tantas partes do mundo, a guerra e a violência devastam as pessoas e deixam efeitos traumáticos duradouros. Buscar proteção é um direito e precisa ser defendido por todas as pessoas. Proteger as pessoas forçadas a se deslocar é uma responsabilidade global coletiva”, disse o embaixador, em nota.

Desde sábado (18), Stiller está se reunindo com indivíduos e famílias que foram deslocados devido à guerra. A guerra na Ucrânia está causando a mais rápida e uma das maiores crises de deslocamento forçado desde a Segunda Guerra Mundial, com cerca de 90% das pessoas das áreas atingidas tendo que se deslocar.