A Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar o treinamento de jogadores e decisões de um time de futebol.  A Speck Champs, criada pela empresa Kukac, utiliza uma tecnologia de avaliação psicossocial, com testes físicos e de desempenho, para soluções cognitivas personalizadas. A ferramenta promove aos gestores esportivos possibilidades de determinar as melhores estratégias para o melhor desempenho e desenvolvimento dos atletas.

A tecnologia é usada no clube de futebol Atlético Mineiro. O aparelho, uma espécie de robô, mostra como o atleta pode ser mais bem aproveitado pelo time. A máquina reconhece o perfil socioemocional, comportamento, os gestos, a linguagem e a forma de se expressar dos atletas com o uso de teorias psicolinguísticas.

Rio Innovation Week pretende aproximar público da tecnologia

“Alguns atletas possuem a técnica, mas não tem fisiologia. Quantos tem habilidade socioemocional? Quantos tem tudo isso? No Atlético, um jogador treinava como meia e seria dispensado. Após análise da Speck, ele foi recomendado como atacante e o resultado foi gols decisivos em um campeonato, inclusive o gol do título”, explica Roberto Francisco de Souza, CEO da Kukac, em um vídeo no Facebook.