Negócios

Atividade empresarial da zona do euro volta a crescer em março, mostra PMI

Crédito: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Distrito financeiro de Frankfurt, Alemanha (Crédito: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

LONDRES (Reuters) – A atividade empresarial da zona do euro voltou a crescer no mês passado, sustentada pela expansão recorde das indústrias, de acordo com pesquisa nesta quarta-feira que mostrou que o setor de serviços está lidando com novos lockdowns melhor do que o esperado.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do IHS Markit para o setor de serviços subiu a 49,6 em março de 45,7 em fevereiro, muito acima da preliminar de 48,8 e pouco abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

+ A espionagem russa na Europa: agressiva, visível, melhorável
+ Bolsas da Europa fecham em alta, com otimismo por recuperação da economia global

O PMI Composto, que combina os dados de indústria e serviços e é considerado uma boa medida da saúde econômica, avançou a 53,2 de 48,8, acima da preliminar de 52,5.

“A economia enfrentou os lockdowns recentes bem melhor do que muitos esperavam, graças ao crescimento da indústria e sinais de que o distanciamento social e as restrições de mobilidade estão tendo muito menos impacto sobre o setor de serviços do que visto nesta época do ano passado”, disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

O crescimento da atividade industrial atingiu em março o ritmo mais forte nos quase 24 anos de história do PMI, mostrou pesquisa na semana passada, embora problemas na cadeia de oferta e os novos lockdowns possam conter a expansão em breve.

(Reportagem de Jonathan Cable)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH360TJ-BASEIMAGE


Veja também
+ Trombose após vacinação com AstraZeneca: Quais os sintomas e como se deve atuar?
+ Auxílio: Governo antecipa pagamento da terceira parcela; veja o calendário
+ Confira 5 cuidados para ter na hora de vender um carro
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Ex-polegar é atropelado após encontro com Bolsonaro