Até quando você pretende viver?

Estava em Brasília e fiquei surpreso quando ouvi a pergunta do título acima. Respondi que, embora seja uma pessoa superdisciplinada, algumas coisas não temos como controlar e que acredito que o tempo de vida de cada um é determinado por Deus. Em seguida indaguei: Mas por que essa pergunta?

Então minha interlocutora, a dra. Nise Yamaguchi – paranaense como eu e uma das médicas mais renomadas do Brasil, respondeu: Acabei de completar 60 anos e estou me programando para viver mais 60 anos.

Desde que ouvi suas palavras, essa afirmação habita meus pensamentos. Lamentavelmente, muitas pessoas,ao atingir seus 60 anos, pensam: Já vivi o suficiente! Não espero mais nada da vida e não vejo hora de me aposentar. Já estou pronto para partir dessa para outra.

Por outro lado, essa admirável senhora nos dá uma lição de otimismo, cidadania e de valorização da vida. Ela justifica sua programação mental dizendo que a saudabilidade, o bem-estar e a qualidade de vida são,em primeiro lugar, uma questão de escolha. Depois ressalta que a longevidade é uma tendência mundial. As pessoas estão valorizando cada vez mais a reeducação alimentar e atividades físicas. Simultaneamente,as descobertas tecnológicas na área médica estão cada vez mais avançadas. O conjunto destes fatores nos leva a aceitar a sugestão da dra. Nise e a acreditar que, de fato, podemos nos programar emocional e fisicamente para termos uma vida mais longa de que nossos antepassados.

A reflexão acima me ajudou a começar o ano novo com uma nova atitude mental, uma renovação de anseios e uma perspectiva de vida mais ampla. Encerro este texto com a mesma pergunta: E você, até quando pretende viver?

Desejo desde já que você possa fazer os ajustes necessários em seu dia a dia, para assim, desfrutar de uma vida mais abundante e plena.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel


Mais posts

Quantas vezes fracassei

Certa vez me perguntaram se todos os meus projetos haviam dado certo. Cenas de dois filmes passaram em minha cabeça diante da pergunta. [...]

Criando aviões

De acordo com o jargão policial, aviãozinho é o garoto que recebe a droga do chefe, leva-a ao cliente, recebe o pagamento pela venda do [...]
Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.