Os astrônomos vislumbraram o que pode ser um planeta até então desconhecido circulando uma das estrelas mais próximas da Terra. Os pesquisadores avistaram o ponto brilhante perto de Alpha Centauri A. As estrelas formam o que é chamado de sistema binário a 4,37 anos-luz de distância, um mero lance de pedra em termos cósmicos.

+ O planeta Terra existe como é hoje hoje por sorte

O avistamento é tão provisório que os cientistas estão se referindo a ele apenas como um “candidato a planeta”, cientes de que a mancha brilhante na escuridão do espaço pode ser evidência de asteróides alienígenas, rajadas de poeira ou, mais prosaicamente, uma falha imprevista em seus equipamentos .

A equipe internacional observou a estrela como parte de um experimento para encontrar e estudar planetas rochosos do tamanho da Terra ao redor de Alpha Centauri e outras estrelas próximas. Segundo os pesquisadores, se for um planeta, seria do tamanho de Netuno e ficaria na zona habitável da estrela, onde as temperaturas permitem a formação de água líquida e levaria cerca de uma década para completar uma órbita.

Netuno tem cerca de quatro vezes o tamanho da Terra e não tem uma superfície sólida. Em vez disso, ele tem um núcleo do tamanho da Terra envolvido por uma sopa espessa de água, amônia e metano.