Giro

Astrônomos estão animados com descoberta de possível novo planeta

Crédito: Reprodução/Pexels

Se confirmado, seria do tamanho de Netuno e ficaria na zona habitável da estrela, onde as temperaturas permitem a formação de água líquida (Crédito: Reprodução/Pexels)

Os astrônomos vislumbraram o que pode ser um planeta até então desconhecido circulando uma das estrelas mais próximas da Terra. Os pesquisadores avistaram o ponto brilhante perto de Alpha Centauri A. As estrelas formam o que é chamado de sistema binário a 4,37 anos-luz de distância, um mero lance de pedra em termos cósmicos.

+ O planeta Terra existe como é hoje hoje por sorte

O avistamento é tão provisório que os cientistas estão se referindo a ele apenas como um “candidato a planeta”, cientes de que a mancha brilhante na escuridão do espaço pode ser evidência de asteróides alienígenas, rajadas de poeira ou, mais prosaicamente, uma falha imprevista em seus equipamentos .

A equipe internacional observou a estrela como parte de um experimento para encontrar e estudar planetas rochosos do tamanho da Terra ao redor de Alpha Centauri e outras estrelas próximas. Segundo os pesquisadores, se for um planeta, seria do tamanho de Netuno e ficaria na zona habitável da estrela, onde as temperaturas permitem a formação de água líquida e levaria cerca de uma década para completar uma órbita.



Netuno tem cerca de quatro vezes o tamanho da Terra e não tem uma superfície sólida. Em vez disso, ele tem um núcleo do tamanho da Terra envolvido por uma sopa espessa de água, amônia e metano.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km