Giro

Astrônomos encontram superterra quase tão antiga quanto o Universo

Crédito: Divulgação/W. M. Keck Observatory

O planeta recebeu o nome de TOI-561 b e seu tamanho é 50% maior que o tamanho da Terra, porém, leva menos de um dia terrestre para orbitar em torno de si (Crédito: Divulgação/W. M. Keck Observatory)

Entre os três exoplanetas descobertos, está uma superterra quente e rochosa, bem próxima do sistema da estrela TOI-561, uma das mais antigas de nossa galáxia. O planeta recebeu o nome de TOI-561 b e seu tamanho é 50% maior que o tamanho da Terra, porém, leva menos de um dia terrestre para orbitar em torno da TOI-561. A descoberta foi publicada no The Astronomical Journal.

+ Astrônomos descobrem galáxia semelhante à Via Láctea a 12 bilhões de anos-luz
+ Astrônomos descobrem a maior explosão desde o Big Bang

Os três planetas encontrados TOI-561 b, TOI-561 c e TOI-561 d, respectivamente, foram identificados pelo telescópio espacial da NASA, o telescópio TESS, famoso por encontrar exoplanetas. Os planetas estão inseridos em um dos sistemas mais antigos já descobertos, com uma idade estimada de dez bilhões de anos. Isso seria mais do que o dobro do Sistema Solar, ou seja, quase tão antigo quanto o próprio Universo.

Segundo os astrônomos, TOI-561 b confere temperaturas que chegam aos 1.700 ºC e leva menos de um dia para orbitar em torno da antiga estrela TOI-561.



Para os astrônomos, informações sobre o interior de um planeta, principalmente quando é rochoso como a Terra e Vênus, por exemplo, faz pensar se a superfície é habitável pela vida como a conhecemos. Embora TOI-561 b dificilmente seja habitável hoje, ele pode ser mais um mundo rochoso entre vários que ainda estão para serem descobertos.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km