Giro

Astronautas e engenheiros querem levar novos veículos à Lua

Crédito: Reprodução/NASA

Existem três carros de 50 anos estacionados na Lua. Agora, duas empresas querem construir novos modelos e levá-los para o satélite natural da Terra. (Crédito: Reprodução/NASA)

Existem três carros de 50 anos estacionados na Lua. Agora, a General Motors e a Lockheed Martin querem construir novos modelos e levá-los para a Lua também.

Na década de 1960, a GM trabalhou com a Boeing (BA) para criar o Veículo Móvel Lunar (LRV, na sigla em inglês). Três deles – os LRV-1, LRV-2 e LRV-3 – foram dirigidos na superfície da Lua em 1971 e 1972. Os seres humanos não foram à Lua desde então, mas os Lunar Rovers, como eram mais conhecidos, ainda estão por lá.

+ NASA está construindo um foguete gigante para levar astronautas a Marte e à Lua

Com a intenção da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa) de retornar à Lua, os astronautas precisarão de um veículo quando chegarem.



Diante disso e para que os astronautas não precisem tentar ligar os velhos carros, a GM se uniu à Lockheed Martin para desenvolver uma nova geração de Rovers.

Graças às novas tecnologias de bateria, os novos Lunar Rovers serão capazes de ir mais longe do que os antigos, que percorriam menos de oito quilômetros. Nenhuma das empresas disse ainda qual a distância que os novos poderão rodar.

Os Rovers serão importantes porque os lugares que cientistas querem pesquisar na superfície da Lua provavelmente não serão os locais onde as espaçonaves pousarão. Bons pontos de pouso são grandes, planos e sem características. Como na Terra, os lugares geologicamente mais interessantes da Lua são irregulares, ásperos e rochosos, disse Kirk Shireman, vice-presidente da Campanha de Exploração Lunar da Lockheed Martin.

Assim como os originais, os novos Rovers ainda serão movidos a eletricidade. O projeto está em fase de planejamento.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago