Existem três carros de 50 anos estacionados na Lua. Agora, a General Motors e a Lockheed Martin querem construir novos modelos e levá-los para a Lua também.

Na década de 1960, a GM trabalhou com a Boeing (BA) para criar o Veículo Móvel Lunar (LRV, na sigla em inglês). Três deles – os LRV-1, LRV-2 e LRV-3 – foram dirigidos na superfície da Lua em 1971 e 1972. Os seres humanos não foram à Lua desde então, mas os Lunar Rovers, como eram mais conhecidos, ainda estão por lá.

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Com a intenção da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa) de retornar à Lua, os astronautas precisarão de um veículo quando chegarem.

Diante disso e para que os astronautas não precisem tentar ligar os velhos carros, a GM se uniu à Lockheed Martin para desenvolver uma nova geração de Rovers.

Graças às novas tecnologias de bateria, os novos Lunar Rovers serão capazes de ir mais longe do que os antigos, que percorriam menos de oito quilômetros. Nenhuma das empresas disse ainda qual a distância que os novos poderão rodar.

Os Rovers serão importantes porque os lugares que cientistas querem pesquisar na superfície da Lua provavelmente não serão os locais onde as espaçonaves pousarão. Bons pontos de pouso são grandes, planos e sem características. Como na Terra, os lugares geologicamente mais interessantes da Lua são irregulares, ásperos e rochosos, disse Kirk Shireman, vice-presidente da Campanha de Exploração Lunar da Lockheed Martin.

Assim como os originais, os novos Rovers ainda serão movidos a eletricidade. O projeto está em fase de planejamento.