Os astronautas das seis missões feitas pela agência espacial americana (Nasa), entre os anos de 1969 e 1972, com destino à Lua, produziram cerca de 96 sacos com fezes e urina que foram deixados no local. Agora, a Nasa pretende recolher os dejetos.  

Cientistas da agência espacial já estão analisando a possibilidade de trazer todos os resíduos humanos, deixados na Lua, na próxima missão lunar tripulada, com previsão para 2025, segundo informações apuradas pelo portal Uol. 

+Asteroide não foi o primeiro alvo: Nasa já lançou foguete contra a Lua

Vale destacar que as primeiras missões da Nasa não contavam com sanitários espaciais, ausência que exigia dos astronautas a utilização de  sacos plásticos para isolar os dejetos. 

A missão batizada de “Ártemis” — deusa grega da caça e vida selvagem — pretende recolher o lixo espacial deixado em solo lunar, segundo informações da Nasa. No caso dos dejetos, abandonados no satélite para aliviar o peso das naves, existe o interesse por parte dos cientistas em descobrir se algum micro-organismo presente no material sobreviveu após 50 anos. 

Estudar a possível sobrevivência dessas bactérias e fungos, durante tantas décadas,  pode ajudar os pesquisadores a entender como esses seres se comportam diante do vácuo do universo.