Um astronauta francês e um americano iniciaram neste domingo uma caminhada espacial para concluir a instalação de novos painéis solares, que aumentararão o abastecimento de energia da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciaram ambos no Twitter.

“Aqui vamos novamente para o episódio das novas caminhadas espaciais para a instalação de painéis solares”, tuitou o francês Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia. Ele e o colega americano Shane Kimbrough ativaram as baterias internas de seus trajes às 11h42. Em seguida, abriram a escotilha para sair ao espaço.

A missão dos astronautas inclui a instalação de seis painéis solares de nova geração, conhecidos como iROSA, que aportarão energia para as operações cotidianas da ISS e os projetos científicos em andamento. Os painéis têm expectativa de duração de 15 anos.

Uma primeira saída realizada por ambos na última quarta-feira teve problemas com os dados do traje de um dos astronautas. No total, já foram realizadas 240 saídas ao espaço para a ISS, cujas missões foram instalar equipamentos, realizar trabalhos de manutenção e atualizar a estação.