Giro

Astronauta da NASA revela que voo espacial é desconfortável e arriscado

Crédito: Reprodução/Pixabay

"A experiência é espetacular e inspiradora. Todavia, traz riscos, desconfortos e dificuldades para executar as tarefas diárias, que deveriam ser simples" (Crédito: Reprodução/Pixabay)

Se você sonha em ser um turista espacial, fique atento ao alerta de Megan McArthur, astronauta da NASA: “voo espacial é desconfortável e arriscado, é preciso ter coragem”. De acordo com o que ela afirma por experiência própria, orbitar a Terra não é só diversão e jogos.



Na verdade é um jogo, mas não da maneira que as pessoas idealizam. Megan explica que a experiência é espetacular e inspiradora. Todavia, traz riscos, desconfortos e dificuldades para executar as tarefas diárias, que deveriam ser simples. Fazer parte da microgravidade é “como ter superpoderosas”, contou em ligação recente à Estação Espacial Internacional (ISS).

+ Rússia afirma que astronauta da NASA teve colapso mental no espaço

O voo espacial é desconfortável e arriscado, e os prós e contras caminham lado a lado. “Posso levantar coisas que, na Terra, precisaria de duas ou três pessoas para me ajudar. As coisas que são muito, muito simples na Terra de repente se tornam muito difíceis – até mesmo algo rotineiro como dormir ou escovar os dentes. Contudo, você realmente tem que pensar: ‘Como vou realizar isso com sucesso e sem fazer bagunça?’”, concluiu na ligação.

Não é possível cuspir a pasta de dente, os astronautas precisam engoli-la, ou o líquido ficaria vagando na aeronave. Sobretudo, dormir não é uma tarefa fácil: o espaço é do tamanho de uma cabine telefônica, dentro de um saco preso na parede para não flutuar. Além disso, tais cabines precisam de saídas de ar, para que bolhas de dióxido de carbono não se formem em torno da cabeça dos astronautas.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



Diversas empresas passaram a vender passeios desse tipo para os mais ricos, que não imaginam que o voo espacial é desconfortável e arriscado. Pelo menos duas tripulações de turistas devem embarcar na nave Crew Dragon, da SpaceX, dentre os próximos seis meses, ou seja, mais pessoas conhecerão o espaço. A verdade é que apenas astronautas como Megan sabem dos perigos eminentes que o universo pode esconder.

Astronautas não tomam banho, não lavam as roupas, simplesmente se limpam com uma esponja banhada em solução de água e sabão, e o shampoo precisa ser sem enxágue. Ainda, eles urinam em funis e defecam em pequenos orifícios, que são perdidos pela sucção para não flutuarem em torno da estação.

“Acho que aos poucos, com outras explorações que farão ao longo das gerações, entenderão que o voo espacial é desconfortável e arriscado”, disse McArthur. “Você tem que estar disposto a tolerar um pouco de desconforto e alguns riscos, obviamente. Então, tem que ter coragem, eu acho, em sua personalidade para ajudá-lo a superar as coisas e aproveitar essas situações”, finalizou ela.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto