Giro

Asteroide ‘potencialmente perigoso’ passará pela Terra nesta terça-feira

Crédito: Reprodução/Pexels

Em sua aproximação máxima da Terra, às 18h51 (horário de Brasília) deste 18 de janeiro, ele estará a cerca de 1,9 milhões de km de nós. (Crédito: Reprodução/Pexels)

Um grande asteroide fará a sua passagem mais próxima da Terra nos últimos 89 anos nesta terça-feira dia 18. Batizado de 7482 (1994 PC1), em sua aproximação máxima da Terra, às 18h51 (horário de Brasília) deste 18 de janeiro, ele estará a cerca de 1,9 milhões de km de nós. Isso representa pouco mais de 5 vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

Segundo a NASA, o asteroide, com cerca 3 vezes o tamanho da Torre Eiffel, passará “perto” e não apresenta riscos.



+ Moradores do interior de MG relatam queda de meteoro no céu

Em sua aproximação máxima da Terra, às 18h51 (horário de Brasília) deste 18 de janeiro, ele estará a cerca de 1,9 milhões de km de nós. Isso representa pouco mais de 5 vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

Este asteroide rochoso foi descoberto em 9 de agosto de 1994, pelo astrônomo Robert McNaught. Com um arco de observação de 47 anos tem uma órbita muito conhecida e foi observado pelo radar Goldstone em janeiro de 1997. A aproximação de 2022 tem sido observada todos os meses desde agosto de 2021.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Com brilho 10 na escala de magnitude, ele será invisível a olho nu. Porém, poderá ser visto com um bom telescópio. Para um observador em Brasília, ele surgirá 62º acima do horizonte a sudoeste a partir das 19h45, na direção da constelação de peixes, descendo gradativamente até se pôr às 0h44 do dia 19.




Tópicos

agência espacial americana aniversário ariane 5 artemis 1 Artemis 3 atmosfera Centro Espacial Kennedy da Nasa Como é a superfície de Marte Como é Marte Como é o clima em Marte? Como é o solo em marte Como são feitas as imagens do Hubble? Como ver imagens do espaço ao vivo? Como ver imagens do telescópio Hubble? Corrida Espacial de onde vem os ovnis Disco voador Edifício de Montagem de Veículos espaço esppaço estação espacial EUA Existe vida em outro planeta? exploração espacial foto de marte foto de planeta fotografia galáxias HUBBLE James Web por que é importante? James Webb James Webb o que é? James Webb quanto custou? James Webb significado do nome levar humanos à Lua luzes Marte marte características marte curiosidades marte deus marte temperatura missão tripulada Nasa Nasa nasa ao vivo O que a NASA criou? O que é preciso para entrar na Nasa? O que é um telescópio espacial? O que o telescópio Hubble descobriu? O que quer dizer NASA? o que se sabe sobre marte o que tem em marte? O que tem na superfície de Marte? O que tem no solo de Marte? Onde está o telescópio Hubble? Onde está o telescópio Kepler? ovni planeta planeta vermelho Por que Marte tem estações do ano? programa lunar Artemis Quais foram as descobertas feitas por Edwin Hubble? Quais foram as principais descobertas concebidas através do telescópio Hubble? Quais foram as principais descobertas do telescópio Hubble? Quais são as dimensões do telescópio Hubble? Quais são as particularidades de Marte? Qual a distância máxima que um telescópio pode ver? Qual é a galaxia que o telescópio Hubble continua explorando? Qual é o nome do tipo de foguete que colocou o telescópio espacial em órbita? Qual é o objetivo da NASA? qual pais mais avista ovni qual tamanho de um disco voador Sistema de Lançamento Espacial sistema solar solo de Marte tecnologia telescópio telescópio espacial telescopio hubble Tem algum satélite em Marte? Universidade do Arizona viagem tripulada a Marte volta da humanidade à Lua