Giro

Asteroide com chances de atingir a Terra será visível neste fim de semana

Crédito: Reprodução/Pexels

Um asteroide do tamanho de três campos de futebol passará por uma estrela e será visível da Terra. Mas não será dessa vez que deverá atingir nosso planeta. (Crédito: Reprodução/Pexels)

Um asteroide do tamanho de três campos de futebol passará por uma estrela e será visível da Terra no domingo, 19. Mas não precisa ter medo, não há perigo de atingir nosso planeta (ainda).

+ Maior asteroide conhecido passará “perto” da Terra em 2021

Astrônomos obtiveram uma imagem do asteroi de Apophis a mais de 15 milhões de quilômetros de distância. A rocha espacial tem 370 metros de largura e simulações de sua futura órbita revelam que um dia pode atingir a Terra – embora as chances sejam praticamente inexistentes.

Cientistas domésticos e astrônomos terão a oportunidade de observar este asteróide próximo à Terra. Um telescópio amador no quintal pode ajudar os amantes da astronomia a entender mais sobre o que está acontecendo lá em cima.



O Apophis foi descoberto pela primeira vez em 2004. Os cientistas dizem que ele deverá passar pela Terra novamente e ser visível a olho nu nos próximos voos em 2029, 2036 e 2068. Segundo a EarthSky, a possibilidade de o Apophis atingir a Terra em 2029 e 2036 já foi descartada. Mas a partir de então, as chances de impacto durante o sobrevoo de 2068 são agora de 1 em 380 mil – uma chance de 99,99974% do asteróide perder a Terra.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel