Ásia: bolsas fecham com maioria em alta, embaladas por política dos EUA e Hyundai

O otimismo de grande parte de investidores com a política americana fez com que as bolsas asiáticas subissem (Crédito: Pixabay)
A maioria das bolsas da Ásia encerrou a sessão desta sexta-feira (8) em alta, repercutindo o otimismo de grande parte de investidores com a política americana após o presidente eleito Joe Biden, que conquistou maioria no Congresso, ser confirmado pelo Legislativo. Há ainda impulso do salto de 22,82% nas ações da Hyundai após relatos de negociações com a Apple no setor automotivo. Por outro lado, o risco da gestão democrata nos Estados Unidos para as techs seguiu pressionando empresas do setor negociadas em bolsas asiáticas, resultando em fechamento em queda de algumas praças.
O índice Kospi, da Bolsa de Seul, fechou o dia em alta de 3,97%, aos 3.152,18 pontos, suportado principalmente pelo disparo da Hyundai. A montadora anunciou hoje que conversa com a Apple sobre cooperação no desenvolvimento de carros elétricos autônomos. Em linha com o par sul-coreano, o índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechou em alta de 2,36%, a 28.139,03 pontos, e o Hang Seng, de Hong Kong, com avanço de 1,20%, a 2.7878,22 pontos.
+ Bolsa fecha em alta de 2,76%, a 122.385,92 pontos, novo recorde de encerramento
Para além do noticiário corporativo, a certificação da vitória de Biden pelo Congresso americano foi bem recebida pelos mercados asiáticos, que ainda se animam com a iminência de novos estímulos fiscais na gestão democrata. A agenda expansionista tende a favorecer a recuperação da economia global.
Por outro lado, a disposição do novo líder da Casa Branca em regular o setor tech continua com gosto amargo para alguns investidores do Oriente, que também seguem repercutindo a decisão, por parte da Bolsa de Nova York (NYSE), de excluir empresas de tecnologia chinesas por suposta ligação com o exército de Pequim.
De olho no lado “meio vazio” do copo, na China continental o índice composto de Xangai cedeu 0,62%, com a Cybrid Technologies despencando 6,50%. Já o componente Shenzhen baixou 0,17%, a 3.570,11 pontos. Na Oceania, o índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sidney, fechou em alta de 0,68%, a 6.757,90 pontos.
Veja também
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel
Tópicos
Ásia Ásia: bolsas fecham com maioria em alta Biden bolsa da ásia bolsa de valores hoje bolsa de valores hoje no mundo bolsa de valores no mundo bolsa de valores pelo mundo bolsa de valores pelo mundo hoje bolsas bolsas da europa bolsas de valores como investir na bolsa de valores EUA Fecham política EUA