Banido de várias redes sociais, o ex-presidente americano Donald Trump levou um bom tempo para criar seu próprio veículo do gênero, o Truth Social, ou Verdade Social, lançado dia 21 de fevereiro. Mas o entusiasmo de seus seguidores esbarrou em problemas técnicos. Erros de cadastro e o pior: uma fila de espera de 400 mil inscritos. É um ineditismo surpreendente, já que em qualquer outra rede você se inscreve e tem acesso na hora.

A conversa com o robô do aplicativo é quase como a de um pastor, que te chama de Truthsayer (falador de verdades) e, para que não fuja da seita e da fila, diz: “Nós te amamos e você não é só um número para nós” (mesmo!). O formato é como o do Twitter, com posts sendo chamados de Truths e Retruths – momento emoticon olhando para cima.

A equipe da Trump Media & Technology Group, na real, espera que tudo esteja funcionando no final de março e que a voz do presidente seja ouvida novamente. Se o modelo de negócio se sustenta como um Twitter? A ver…

(Nota publicada na edição 1263 da Revista Dinheiro)